13/11/2013 – Egito é o pior país árabe para as mulheres, aponta pesquisa

13 de novembro, 2013

(Folha de S.Paulo) Três países cuja população saiu às ruas para protestar por liberdade durante a Primavera Árabe estão entre aqueles que mais desrespeitam os direitos das mulheres, de acordo com uma pesquisa divulgada ontem pela Fundação Thomson Reuters.

O Egito ocupa a pior posição (22º) do ranking, que abrange apenas países de maioria árabe. Síria e Iêmen aparecem respectivamente em 19º e 18º lugares, com melhores resultados apenas em comparação à Arábia Saudita e ao Iraque, além do Egito.

Líbia (9º) e Tunísia (6º), por sua vez, tiveram uma melhor avaliação, na pesquisa que levou em consideração questões como o casamento infantil, as leis relativas ao estupro e o nível de educação entre as mulheres.

Especialistas ouvidos pela fundação apontam, entre as razões para as violações aos direitos femininos nesses países, as estruturas políticas patriarcais e a ascensão de movimentos islamitas ao poder –contrariando a vocação da insurgência, em que as mulheres tiveram papel fundamental nas ruas.

A pesquisa foi realizada em agosto e setembro, ouvindo 336 especialistas em questões de gênero, a partir das recomendações da ONU para a eliminação da discriminação contra as mulheres.

A má colocação do Egito surpreendeu observadores, especialmente pelo fato de o país ter registrado pior desempenho do que a Arábia Saudita, em que mulheres precisam de autorização de um guardião masculino para seus afazeres e são proibidas de dirigir.

“Esse resultado foi uma surpresa para nós”, diz à Folha Monique Villa, diretora-executiva da fundação. “Sabíamos que as coisas estavam difíceis no país, mas não a esse ponto.”

A avaliação egípcia foi prejudicada especialmente pelo assédio sexual. Um relatório recente das Nações Unidas aponta que até 99,3% das mulheres no Egito estão sujeitas a essa prática.

A situação na Tunísia também surpreendeu, apesar da boa avaliação. “Antes da revolução, a situação era melhor. As mulheres representavam parte da vanguarda”, afirma Villa.

A melhor colocada na pesquisa da fundação foi Comores, um arquipélago no oceano Índico. Os resultados nesse país foram positivos, exceto no quesito “representação política”. As mulheres, ali, ocupam apenas 3% dos assentos no Parlamento. Por outro lado, metade dos prisioneiros no país foram detidos por agressão sexual.

Esta é a primeira vez em que a Thomson Reuters produz um estudo focado nas mulheres do mundo árabe. Não há, portanto, comparação com anos anteriores.

fsp13112013mulheresarabesviolencia

Acesse o PDF: Egito é o pior país árabe para as mulheres (Folha de S.Paulo, 13/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas