23/11/2013 – Pelo fim da violência contra as mulheres, por Eleonora Menicucci

23 de novembro, 2013

(Correio Braziliense) Entre 25 de novembro e 10 de dezembro, acontece todo ano no Brasil, e em mais de 150 países, a campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres. Criada em 1991 pelo Center for Women”s Global Leadership (CWGL), nos Estados Unidos, ela se espalhou pelo mundo. A data foi escolhida para marcar o assassinato, em 1960, pelo governo do ditador Trujillo, da República Dominicana, das irmãs Minerva, Pátria e Maria Teresa, organizadoras do movimento oposicionista Las Mariposas. Até que a ONU definiu, em 1993, o 25 de novembro, também em homenagem a Las Mariposas, como o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher.

Leia também: Dilma: Combater a violência contra a mulher é condição para uma nação mais justa, cidadã e igualitária (Blog do Planalto)

O período é marcado em várias cidades brasileiras por atividades que visam denunciar que a história das mulheres é povoada pelo fantasma das brutalidades e humilhações. Como resposta às reivindicações das lutas feministas, diferentes programas vêm sendo implantados desde então.

Delegacias da Mulher foram criadas a partir de 1983 em várias unidades da Federação. Desde 2006, o país conta com o rigor da Lei Maria da Penha para combater a violência contra as mulheres. A Secretaria de Políticas para as mulheres da Presidência da República (SPM) criou o ligue 180 para acolher as denúncias. Em março deste ano, a presidente Dilma lançou o Programa Mulher, Viver sem Violência.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: Pelo fim da violência contra as mulheres, por Eleonora Menicucci (Correio Braziliense – 23/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas