25/11/2013 – Guerra Invisível: Documentário explora casos de violência contra a mulher encobertos pelo exército dos EUA

25 de novembro, 2013

(Boa Informação) Com o Dia Internacional da Luta pelo fim da Violência contra as Mulheres se aproximando chega o momento de refletir sobre as palavras do dramaturgo Bertold Bretch: “Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?”. Por mais que a frase transite por outro contexto histórico e social, é fato que ainda existem muitos absurdos acontecendo no mundo e no Brasil, a violência contra a mulher é um deles. O documentário The Invisible War (A Guerra Invisível, em tradução livre) trata de um dos maiores casos de acobertamento de violência contra a mulher já reportados nos EUA.

Indicado ao Oscar, o documentário chama a atenção para casos de violência sexual que aconteceram dentro das Forças Militares dos EUA. E o que se tornou epidemia dentro do exército americano foi totalmente encoberto, pois os estupradores não eram punidos e as vítimas não conseguiam justiça. De acordo com o filme, é mais fácil uma mulher que serve as forças militares ser vítima de estupro do que ser morta pelo inimigo.

Ainda segundo A Guerra Invisível, 26 mil homens e mulheres foram vítimas de estupro ano passado enquanto estavam à serviço do Exército. Isso corresponde a 70 casos de violência por dia. E agora, dois oficiais – inclusive o representante do Programa de Prevenção e Resposta a Abuso Sexual da Força Aérea – foram presos pelos crimes que eles mesmos deveriam ter prevenido.

Esse importante filme está chamando muita atenção, pois não houve apenas a falta de vontade de oficiais para ajudar as vítimas, mas também houve acobertamento de casos e proteção chegou a ser dada aos abusadores.

A Guerra Invisível já incentivou a criação de 20 projetos de lei no Congresso Norte Americano. Os diretores, Amy Ziering e Kirby Dick, trazem para luz um assunto que estava escondido nas sombras e pretendem continuar incentivando mudanças permanentes para que esses casos não continuem acontecendo. Vários sites brasileiros já dispõem do filme online e você também pode vê-lo no youtube:

E você também pode pedir que o filme seja exibido nos cinemas da sua cidade, basta preencher um cadastro e compartilhar.

Acesse o PDF: Guerra Invisível: Documentário explora casos de violência contra a mulher encobertos pelo exército dos EUA (Boa Informação – 25/11/2013)     

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas