25/11/2013 – Mulheres e jovens constituem 80% das vítimas de violência no mundo

25 de novembro, 2013

(UNRIC) Já desde 1981 que o dia 25 de novembro vinha sendo assinalado como um dia contra a violência, mas foi em 1999 que a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu proclamá-lo como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, através da resolução 54/134, a qual convida expressamente os governos, as organizações internacionais e as organização não-governamentais a organizarem atividades para promover a consciência pública sobre os problemas associados à violência contra as mulheres.

Segundo as dados publicados pela ONU no site da campanha UNITE, entre 500 mil e 2 milhões de pessoas são todos os anos traficadas, acabando por ser envolvidas em situações que incluem a prostituição, o trabalho forçado, a escravatura ou a servidão. As mulheres e as jovens representam cerca de 80 por cento do total de vítimas identificadas. Estima-se, ainda, que até cerca de 70 por cento das mulheres sejam vítimas de violência durante as suas vidas. Na verdade, a data de 25 de novembro foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal, três ativistas da República Dominicana assassinadas brutalmente em 1960, sob ordem de Rafael Trujillo, um político ditatorial que governou o país por mais de 30 anos.

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, Ban Ki-moon “saúda as vozes que pedem pelo fim da violência que afeta, em média, uma em cada três mulheres durante a sua vida”. O Secretário-Geral das Nações Unidas congratulou ainda “líderes que estão a promulgar leis que possam mudar as mentalidades”, assim como os “heróis em todo o mundo que ajudam as vítimas a curar e a tornarem-se agentes de mudança”.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: Mulheres e jovens constituem 80% das vítimas de violência no mundo (UNRIC – 25/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas