27/11/2013 – OMS afirma que 75% dos pacientes com aids na América Latina têm tratamento

27 de novembro, 2013

(EFE.com) A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta quarta-feira um relatório afirmando que 75% das pessoas que têm aids e precisam de tratamento antirretroviral na América Latina e no Caribe o recebem.

O relatório conjunto da OMS com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), apresentado hoje em Buenos Aires, detalha que, em dezembro de 2012, três a cada quatro pessoas, aproximadamente 725 mil cidadãos, que precisam de tratamento antirretroviral (TAR) o recebem, 7% a mais em relação a 2010 e 2% a mais se comparado a 2011.

“América Latina e Caribe são as regiões com mais cobertura de TAR no mundo”, assegurou Marcelo Vila, coordenador sub-regional de HIV da OMS, durante a apresentação da pesquisa.

O estudo mostra que em 2012 sete países – Brasil, Argentina, Barbados, Chile, Cuba, Guiana e México – alcançaram o acesso universal ao TAR. Isso significa que superaram 80% de pacientes cobertos.

Outros 11 países estão perto de alcançar esta meta, com uma cobertura próxima ou maior a 70%: Bahamas, Belize, Costa Rica, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Venezuela.

A pesquisa indica que dos US$ 1,950 bilhões que os países da região destinaram entre 2007 e 2011 à luta contra a aids, 70% foram para o TAR, uma das intervenções de mais alto impacto no combate ao HIV, e 18% se destinaram à prevenção da doença.

O relatório também assinala que todos os países da região oferecem serviços gratuitos contra a doença e que avançaram na redução da dependência do financiamento internacional para os tratamentos.

As fontes de financiamento nacionais cobriram 94% da despesa total. Em contrapartida, os fundos internacionais representaram 6% do total e se destinaram, principalmente, a chegar a populações de alto risco e à prevenção.

Segundo o estudo, 62% dos países financiam o TAR sem apoio externo, enquanto dez países -Antígua e Barbuda, Bolívia, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, São Cristóvão e Névis, Nicarágua e São Vicente e Granadinas – ainda precisam de ajuda externa para cobrir entre 75% e 100% dos procedimentos.

Acesse o PDF: OMS afirma que 75% dos pacientes com aids na América Latina têm tratamento (EFE.com – 27/11/2013)    

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas