29/11/2013 – Espanha fecha primeira TV pública, por Luisa Belchior

29 de novembro, 2013

(Folha de S.Paulo) A cena, comum em épocas ditatoriais, aconteceu nesta sexta-feira aqui na Espanha: enquanto jornalistas transmitiam ao vivo a programação da TV pública de Valência, policiais entraram no estúdio e, com ordem judicial, desligaram a energia e puseram fim à transmissão. Câmeras da rede filmavam toda a cena, ao vivo, até as 12h19 (9h19 no horário de Brasília), quando a TV saía do ar.

Foi o desenlace de uma briga judicial que o governo de Valência, a terceira região mais importante do país, travava há quase um mês com os funcionários do Canal Nou, como é chamada a TV pública local.

O fechamento significa também que 1.660 trabalhadores do canal estão agora sem emprego.

No início de novembro, o governo local, do PP (Partido Popular), o mesmo do premiê Mariano Rajoy, anunciou o fechamento da TV pública, depois de a Justiça proibir uma demissão de quase 1.000 funcionários da rede. Em reação, o presidente local, Albert Fabra, decidiu encerrar as atividades do canal,  alegando que sua manutenção se tornou insustentável por causa das dívidas que seu governo acumula.

Mas a grande reviravolta aconteceu quando os funcionários recusaram deixar os estúdios do Canal Nou e assumiram toda sua programação e emissão. Algo parecido com o que aconteceu na TV pública grega em junho, quando funcionários se negaram a deixar a emissora.

Ontem, Fabra publicou um ultimato em edição extra-ordinária do diário oficial local.

De noite, as portas foram fechadas, e os funcionários do canal foram barrados. Os que estavam dentro passaram a noite em claro transmitindo ao vivo notícias sobre o futuro do canal. Alguns conseguiram entrar pela janela.

Jornalistas apresentavam um programa ao vivo quando policiais entraram na sede do canal, segundo eles relatavam ao vivo. Pouco depois de meio-dia, a programação foi cortada.

Logo depois, todos os jornalistas que cobriam a notícia abandonaram a coletiva de imprensa do governo de Valência em solidariedade com seus colegas e em protesto pelo fechamento de mais um meio de comunicação no país por conta da crise.

Desde 2008 até o começo deste ano, cerca de 200 meios de comunicação espanhóis fecharam as portas, colocando na rua quase 28 mil profissionais, segundo levantamento da Associação de Imprensa de Madri.

Esta é a primeira vez, no entanto, que isso acontece com uma rede pública, um modelo muito comum na Europa.

Acesse o PDF: Espanha fecha primeira TV pública, por Luisa Belchior (Folha de S.Paulo – 29/11/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas