28/11/2013 – Medalha Leão do Norte é concedida à Ministra Luiza Bairros

28 de novembro, 2013

(Seppir) ‘Leão do Norte’ era o epíteto de Pernambuco até a primeira metade do século XX, devido à pujança econômica e a representação política do estado para o eixo norte e nordeste do país. É também o nome da Medalha concedida ontem (27/11) à ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial), em cerimônia solene no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, Assembleia Legislativa Pernambucana (Alepe), em Recife.

“Se eu já me sentia acolhida em Pernambuco, agora, com essa honraria, me sinto mais próxima ainda da cultura e do povo desse estado”, declarou a ministra, contemplada com a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Zumbi dos Palmares, que agracia os maiores expoentes na área de promoção da igualdade racial e dos direitos dos afro-brasileiros. O deputado estadual Ossésio Silva propôs a entrega da medalha à chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), através do Projeto de Resolução n° 1.487/2013.

Mais oito personalidades de segmentos distintos e em diferentes categorias foram agraciadas com a honraria pela relevância de sua atuação profissional em favor do estado de Pernambuco. Entre elas, o ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, que não pode comparecer, mas foi homenageado com o ‘Mérito Educacional Paulo Freire’. Segunda colocada no ranking mundial da União de Pentalto Moderno, Yane Marques recebeu a medalha na categoria ‘Mérito Esportivo Carlos Alberto de Oliveira’.

Da mesma forma, o jornalista João Alberto, o escultor Abelardo da Hora e a funcionária de carreira da Alepe, Ana Olímpia Severo, foram agraciados com a comenda respectivamente nas categorias ‘Mérito Turismo Governador Carlos Wilson’, ‘Mérito Cultural Gilberto Freyre’ e ‘Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire’. As demais são ‘Mérito Agropecuário José Carlos Estelita Guerra’, ‘Mérito Mulheres de Tejucupapo’ e ‘Mérito Sanitário Josué de Castro’.

Reconhecimento
A Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, é o reconhecimento do Parlamento Estadual à contribuição de personalidades e instituições para o desenvolvimento de Pernambuco. Anualmente, a Assembleia Legislativa reconhece pessoas físicas ou jurídicas que se destacam em suas áreas de atuação. Para contemplar os diversos segmentos, a Casa Joaquim Nabuco concede a honraria nas nove categorias.

A comenda é a mais importante das homenagens concedidas a personalidades ou entidades que atuam no Estado em diversos segmentos. A entrega da medalha é constituída por nove categorias, entre elas o Mérito Zumbi dos Palmares, Classe Ouro, que simboliza a liberdade e os direitos dos afrodescendentes, agraciando os maiores expoentes do segmento.

Trajetória
Antes de assumir o cargo de Ministra da SEPPIR, no governo da presidenta Dilma Roussef, em janeiro de 2011, a ministra Luiza Bairros foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi). O órgão tratava de políticas para mulheres e de igualdade racial, até ser desmembrado em 2011 para cuidar apenas de questões raciais.

Nascida em Porto Alegre-RS, onde cursou a graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, na Universidade Federal gaúcha, ela vive em Salvador, Bahia, desde 1979, quando passou a atuar no Movimento Negro Unificado (MNU).

Em 1981, inicia sua militância no movimento de mulheres a partir da formação do Grupo de Mulheres do MNU. Dez anos depois, é eleita primeira Coordenadora Nacional do MNU, organização em que permaneceu até 1994, tendo participado ativamente das principais iniciativas do movimento negro na Bahia e no Brasil.

No mesmo período, trabalhou na então Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado da Bahia, gerenciando Programas de Apoio ao Trabalhador Autônomo e atuando em pesquisas e estudos sobre o mercado de trabalho na Bahia e Região Metropolitana de Salvador. Dessa experiência, resultou sua dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, “Pecados no Paraíso Racial: o negro no mercado de trabalho da Bahia – 1950-1980”, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em 1998, ao retornar de uma temporada de quatro anos nos Estados Unidos, onde cursou pós-graduação em Sociologia, na Michigan State University, tornou-se Pesquisadora Associada do Centro de Recursos Humanos (CRH), da UFBA, e fundou o Projeto Raça e Democracia nas Américas, em parceria com a organização norte-americana Conferência Nacional de Cientistas Políticos Negros. Esta iniciativa promove a troca de experiências entre estudantes de pós-graduação afro-brasileiros e pesquisadores afro-norte-americanos.

Acesse o PDF: Medalha Leão do Norte é concedida à Ministra Luiza Bairros (Portal da Seppir, 28/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas