26/12/2013 – Deputadas querem aprovar PEC que prevê pelo menos uma mulher na composição da Mesa

26 de dezembro, 2013

(Rádio Câmara) Uma das prioridades da bancada feminina para 2014 é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 590/2006) que determina a presença de pelo menos uma mulher na composição das Mesas Diretoras e das comissões permanentes na Câmara e no Senado.

Ouça o áudio da matéria

A autora da proposta, deputada Luiza Erundina, do PSB de São Paulo, explicou que pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial coloca o Brasil na posição de número 67 na avaliação da igualdade entre os sexos.

A pesquisa é realizada em 115 países e avalia quatro categorias: participação na política e na economia, acesso à educação e à saúde. Em relação à participação na política o Brasil cai para a posição de número 86.

A coordenadora da Bancada Feminina, deputada Jô Moraes, do PC doB mineiro, lembrou que a bancada escolheu como tema de atuação a campanha por mais mulheres no poder. Ela reclama que, sendo mais de 50 por cento da população; as mulheres representam cinco por cento dos deputados federais.

Jô Moares disse que a proposta já está pronta para ser votada há sete anos, mas até agora os líderes não optaram por sua colocação em pauta.

“Alguns levantam que tem problemas constitucionais. Outros dizem que não teria como estabelecer uma vaga específica porque a Mesa é constituída na eleição, respeitando a pluralidade partidária; mas sempre encontram obstáculos para que a gente possa votar resolvendo essas dificuldades.”

Jô Moraes informou que a bancada feminina, que tem uma representante no colégio de líderes, vai continuar empenhada em 2014 na votação desse e de outros projetos que vão permitir maior participação das mulheres na política.

Acesse em pdf: Deputadas querem aprovar PEC que prevê pelo menos uma mulher na composição da Mesa (Rádio Câmara – 26/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas