09/01/2014 – CNJ e ministra Maria do Rosário discutem onda de violência em presídios do Maranhão

09 de janeiro, 2014

(Portal do CNJ) Discutir a recente escalada de violência no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), é a pauta da reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), que ocorre nesta quinta-feira (9/1), em Brasília. Representam o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no evento os juízes auxiliares da Presidência Douglas Martins e Rodrigo Rigamonte. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário Nunes, preside os trabalhos.

No ano passado, 60 presos foram mortos dentro do Complexo de Pedrinhas e de outras unidades prisionais do Maranhão, de acordo com o mais recente relatório do CNJ, elaborado em dezembro passado. O documento apontou ainda outras violações dos direitos humanos ocorridas em Pedrinhas, como a superlotação e a falta de segurança para detentos e parentes de presos –algumas das quais seriam submetidas a estupros, segundo denúncias de detentos.

Na última quarta-feira (7/1), a ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, emitiu nota em conjunto com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), Eleonora Menicucci, condenando a violência sexual contra mulheres e defendendo “firmeza para responsabilizar” os autores das “violações de mulheres e meninas em presídios masculinos”.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: CNJ e ministra Maria do Rosário discutem onda de violência em presídios do Maranhão (CNJ – 09/01/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas