27/01/2014 – Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça mostra evolução entre primeira e quinta edições

27 de janeiro, 2014

(Portal SPM) As ações podem envolver questões como linguagem inclusiva nos editais, saúde da mulher e o tratamento dado à questão do assédio
 
A participação de empresas e instituições no programa Pró-Equidade de Gênero e Raça vem aumentando desde a 1ª edição, ocorrida em 2005. À época, 15 organizações apresentaram planos que buscam a igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho. Na 5ª edição, que está em andamento, o número de participantes na etapa inicial chegou a 83.
 
Sob a coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), “o Pró-Equidade apresenta um significativo avanço na inclusão e ascensão a cargos de direção pelas mulheres nas empresas participantes”, afirma a coordenadora do programa, Simone Schäffer, que também responde pela área de Autonomia Econômica das Mulheres da SPM. As ações das organizações são monitoradas por cerca de dois anos até a entrega do Selo Pró-Equidade. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ONU Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
As instituições participantes precisam cumprir pelo menos 70% do plano apresentado à SPM para receber o selo. As ações podem envolver questões como linguagem inclusiva nos editais de concurso, saúde da mulher e o tratamento dado à questão do assédio, por exemplo. “Já tivemos situações vividas por uma empresa em que ela publicou um anúncio no masculino e não apareceu nenhuma mulher”, ilustrou Simone Schäffer. Com a mudança de linguagem, o resultado foi diferente. “Trata-se de uma ação sem custo, que parece simples, mas faz uma grande diferença”, observou a coordenadora.
 
A 1ª edição do prêmio envolveu 400 mil funcionárias e funcionários. Na 4ª, esse contingente chegou a 900 mil trabalhadoras e trabalhadores. A assinatura do Termo de Compromisso entre a SPM e as organizações públicas e privadas que aderiram à 5ª edição do Pró-Equidade está prevista para ocorrer em março. Atualmente, elas já estão implantando as atividades propostas em busca da igualdade entre mulheres e homens.
 
 
Objetivos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
 
• Contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego;

• Conscientizar e incentivar empregadoras e empregadores em relação às práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens dentro das organizações;

• Reconhecer publicamente o compromisso das organizações com a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho;

• Promover a rede Pró-Equidade de Gênero e Raça;

• Disponibilizar e divulgar um banco de práticas de igualdade entre mulheres e homens e raça no âmbito da gestão de pessoas e da cultura organizacional no mundo do trabalho. 

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

Acesse o PDF: Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça mostra evolução entre primeira e quinta edições (Portal SPM – 27/01/2014)    

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas