27/02/2014 – Respaldo a casamento homoafetivo nos EUA subiu para 53%

27 de fevereiro, 2014

(O Globo) A opinião pública, os juízes e os legisladores nos Estados Unidos caminham com mais consonância nos últimos anos em relação aos direitos homossexuais. Uma pesquisa realizada pelo Public Religion Research mostrou que o respaldo dos americanos ao casamento gay cresceu para 53% nos últimos dez anos. Em 2003, quando Massachusetts tornou-se o primeiro estado americano a legalizá-lo, apenas 32% dos entrevistados disseram apoiar esse tipo de união.

0 diretor do instituto, Robert Jones, afirmou que a tendência de alta marca uma “mudança notável” de atitude.
– Em termos de opinião pública, raramente vemos esse tipo de movimento em qualquer questão no período de uma decada – afirmou ele.

Dezessete estados americanos, além do Distrito de Colúmbia, reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Proibições em vários estados acabaram derrubadas depois que a Suprema Corte americana determinou, em junho, que casais de homossexuais legalmente casados teriam direito a receber os mesmos benefícios federais de casais heterossexuais.

0 apoio à causa tambem cresceu entre os que se descrevem como religiosos. Segundo a pesquisa, são favoráveis ao casamento gay: 83% dos judeus, 58% dos católicos brancos, 56% dos católicos hispânicos, e 46% dos protestantes hispânicos entrevistados. A maior oposição, por sua vez, veio dos protestantes negros (58%) e evangélicos brancos (69%).

IGREJA AFASTA JOVENS

Por outro lado, cerca de 73% dos americanos que afirmaram não seguir oficialmente nenhuma religião apontaram ser a favor do casamento homossexual. A visão negativa da lgreja sobre um tema ainda tabu e o tratamento dedicado aos casais homossexuais foram citados por 31% dos entrevistados jovens entre 18 e 33 anos como fatores importantes para que abandonassem sua religião de infância.

A pesquisa, realizada entre 12 de novembro e 18 de dezembro (com uma margem de erro de 1,7 ponto), é divulgada também no momento em que vários estados americanos – como Utah, Virginia ou Michigan – estão numa batalha judicial sobre a proibição do casamento homossexual.

Acesse o PDF: Respaldo a casamento gay nos EUA subiu para 53% (O Globo, 27/02/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas