Banco de dados sobre trabalho das mulheres no Brasil – Fundação Carlos Chagas

24 de novembro, 2010

A Fundação Carlos Chagas disponibiliza um banco de dados sobre o trabalho das mulheres no Brasil, com séries históricas a partir de 1970 que apresentam estatísticas sobre o crescimento do trabalho feminino, a relação entre a família e o trabalho feminino, escolaridade e trabalho, o lugar ocupado pelas mulheres no mercado de trabalho e a qualidade do trabalho feminino. O material está em forma de tabelas, acompanhadas de textos explicativos e de notas metodológicas.

O público-alvo desse banco de dados é diversificado, incluindo estudantes, pesquisadores, planejadores e formuladores de políticas públicas, além de profissionais de comunicação.

As estatísticas analisadas são oficiais e foram obtidas em levantamentos de órgãos governamentais, como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE (Recenseamentos Demográficos, as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios/PNADs), Ministério do Trabalho (Relação Anual de Informações Sociais/RAIS) ou Ministério de Educação e Cultura/MEC através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP (Censos da Educação Superior e do Censo Escolar).

As informações do banco de dados foram agrupadas em seis ângulos de análises:

Série 1 – Mulheres no mercado de trabalho: grandes números.

Equipe responsável: Cristina Bruschini (pesquisadora), Maria Rosa Lombardi (pesquisadora), Cristiano Mercado (assistente de pesquisa) e Miriam Bizzochi (assessoria estatística). 

Informações[email protected] ou

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas