Intervozes realiza Seminário Nacional sobre Mídia e Direitos Humanos

31 de março, 2014

(Intervozes) Debater o papel dos meios de comunicação para a promoção e valorização dos direitos humanos e definir caminhos para o enfrentamento às violações de direitos pela mídia. Estes são os objetivos do Seminário Nacional Mídia e Direitos Humanos, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Organizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, o Seminário é parte das ações do Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos, projeto da entidade em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O coordenador do projeto, Paulo Victor Melo, explica que a atividade vai promover também a troca de experiências entre militantes que participaram de oficinas de formação na temática. “Na primeira etapa, que finalizou em dezembro do ano passado, mais de 100 representantes de entidades populares e movimentos sociais, por meio de oficinas, aprofundaram a sua compreensão nas áreas de direitos das mulheres, da população LGBT, das pessoas com deficiência, de crianças e adolescentes, dos negros e das negras e do público idoso. Agora, o momento é de reunir uma síntese dessas discussões que aconteceram em cinco cidades, buscar as convergências e, a partir daí, definir ações conjuntas para o fortalecimento de ações que visem coibir violações de direitos pela mídia brasileira”, afirma.

A programação será divulgada em breve, mas a coordenação do Seminário garante que serão discutidos temas como a realidade brasileira sob as perspectivas de órgãos públicos e de entidades da sociedade, experiências internacionais de combate e denúncia à violação de direitos nos meios de comunicação e as alternativas e possibilidades de mecanismos previstos na legislação brasileira. “A relação entre mídia e direitos humanos é bastante atual em nosso país e desperta o interesse de muitas entidades que defendem um novo modelo de comunicações no Brasil. Alguns dos casos mais recentes que tiveram repercussão nacional, inclusive, serão discutidos no seminário”, diz Paulo Victor Melo.

Além dos participantes das oficinas, o Seminário é aberto a pesquisadores, profissionais de comunicação, estudantes e integrantes de entidades de movimentos sociais e organizações de direitos humanos. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

Acesse o PDF: Intervozes realiza Seminário Nacional sobre Mídia e Direitos Humanos dias 4 e 5 de abril (Intervozes, 17/03/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas