Ministra da SDH destaca que Copa será “marcada pelo combate ao racismo”

19 de março, 2014

(Portal da SDH, 19/03/2014) “A Copa do Mundo terá campanha nacional contra o racismo”, destacou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, durante audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (19).

Coordenada pela Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), a campanha será marcada pelo combate ao racismo não só nos campos de futebol, mas em todos os setores da sociedade. Rosário chamou atenção para a necessidade de mudança cultural no País. Segundo a ministra, casos recentes de racismo que afloram no esporte refletem comportamentos que ainda estão presentes no dia a dia da sociedade.

Aplicação da lei

O debate na Comissão de Esporte foi organizado em função de atos racistas que ocorreram recentemente com os jogadores Tinga, do Cruzeiro, e Arouca, do Santos, além do árbitro Márcio Chagas da Silva, da Federação Gaúcha de Futebol.

Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ronaldo Tolentino afirmou que o Brasil já conta com normas e leis suficientes para punir esses casos. O Estatuto do Torcedor e o Código de Justiça Desportiva são alguns exemplos. O que falta, na visão da OAB, é a plena aplicação da legislação.

Assessoria de Comunicação Social com informações da Agência Câmara

Acesse no site de origem: Ministra destaca que Copa será “marcada pelo combate ao racismo”

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas