Ségolène Royal foi nomeada nova ministra na França

02 de abril, 2014

(O Estado de S. Paulo, 02/04/2014) A ex-candidata presidencial socialista à presidência da França Ségolène Royal foi nomeada nesta quarta-feira, 2, nova ministra de Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia. Ségolène foi casada por 30 anos com o presidente François Hollande, com quem teve quatro filhos.

Ela já tinha sido ministra nas presidências de François Mitterrand (Meio Ambiente) e de Jacques Chirac (primeiro de Ensino e depois na pasta de Família). A ex-mulher de Hollande fará parte do gabinete do novo primeiro-ministro, Manuel Valls.

A pasta que ela assume é considerada um ministério de peso e reúne atribuições que antes estavam divididas. Valls ofereceu o ministério anteriormente para os ecologistas, que rejeitaram a nomeação por incompatibilidade política com o novo chefe do gabinete.

Nascida no Senegal, Ségolène tem 60 anos e vem de uma família de militares. Ela se tornou conhecida mundialmente sobretudo quando foi em 2007 candidata pelo Partido Socialista (após ganhar as primárias) à presidência, eleição que perdeu para o conservador Nicolas Sarkozy.

A nova ministra terá diversos desafios: a curto prazo, um deles será concretizar o compromisso do presidente sobre a chamada “transição energética”

O programa de Hollande prevê uma redução do peso da energia nuclear na geração de eletricidade, que agora supera 75%, para 50% até 2025. Além disso, a nova ministra deverá endurecer ainda mais a posição francesa contra os transgênicos na União Europeia.

Acesse o PDF: Ségolène Royal foi nomeada nova ministra na França

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas