Curta o Gênero 2014 – Fortaleza, 7 a 11/04/2014

04 de abril, 2014

Curta O Gênero 2014 traz debate acadêmico e arte cinematográfica acerca das relações entre liberdade, gênero, sexualidade e democracia

A ONG Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero realiza o Curta O Gênero 2014 entre os dias 7 e 11 de abril de 2014, na Casa Amarela Eusélio Oliveira no Benfica, bairro universitário e pólo cultural de Fortaleza.

Esta é a 3ª edição do evento, que apresenta a III Mostra Internacional Audiovisual e o III Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, que fomentará o debate acadêmico e político em torno das relações entre liberdade e gênero, sexualidade, democracia, arte, fundamentalismos, violações de direitos e feminismos na contemporaneidade.

O evento acontece desde 2012, e conta com uma programação mais extensa, com convidados e convidadas internacionais e vídeos de outros países também. Nas duas primeiras edições, já foram exibidos mais de 50 curtas-metragens, entre ficções, documentários e animações, de um total de 200 produções nacionais e estrangeiras inscritas. Este ano, serão exibidos 30 filmes dos 170 filmes inscritos, além de ter 28 trabalhos acadêmicos de mais de 40 inscritos.

Umas das novidades para 2014 são os Simpósios Temáticos do Seminário, onde estudantes e pesquisadores de todo o país poderão compartilhar suas pesquisas. No ensejo da colaboração ainda, a exposição Constrastes – gênero, tempos, lugares, olhares com o tema Gênero e Liberdade, em que os ensaios serão compostos por fotografias pessoais, como narrativas de suas histórias com relação ao seu corpo, sua sexualidade e identidades por meio da imagem.

A noite de abertura será encerrada com show da cantora Di Ferreira e theDillas, banda expoente do cenário musical da noite fortalezense. Já a última noite de Curta O Gênero será fechada com outra novidade, a exibição gratuita do longa-metragem “Tatuagem”, dirigido por Hilton Lacerda, vencedor de diversos prêmios em festivais e com grande repercussão de público. O filme conta histórias da trupe de teatro Chão de Estrelas, que colocava discussões de gênero, inquietações políticas, tudo com muita irreverência e sensualidade.

O Curta o Gênero é um projeto que propõe a transformação de mentalidades por meio do debate e difusão de obras audiovisuais, fotográficas e cênicas comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas, baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual.

Debates em pauta

As provocações lançadas nesta terceira edição partem da compreensão de que as lutas democráticas, a efervescência das ruas, a recusa ao disciplinamento machista, misógino e homofóbico sobre os corpos e comportamentos dos indivíduos supõe aspirações de liberdade. É este o cenário de discussões que marcará esta edição do Seminário Gênero, Cultura e Mudança, trazendo mais uma vez à Fortaleza um conjunto de pesquisadores/as, escritores/as e ativistas/as de referência nacional e internacional.

A abertura do Curta o Gênero 2014 será uma Mesa composta por María Magdalena Valdivieso, do Centro de Estudos da Mulher da Universidade Central de Venezuela, e Ana Maria Veiga, doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. O encerramento, que abordará desafios do pensamento feminista terá conferência com a portuguesa Conceição Nogueira, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Minho. Para falar sobre práticas e prazeres sexuais dissidentes, terão nomes de importantes pesquisadores da área, como a professora colombiana María Elvira Benitez, de Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Bruno Zilli, pesquisador associado do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM/IMS/UERJ. Para discutir diversos olhares feministas, a programação contará com a colaboração da professora associada de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina, Cláudia Junqueira. A ativista Sônia Corrêa, fundadora da organização feminista brasileira SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia, e o argentino Mario Pecheny, professor e pesquisador em diversas universidades e grupos acadêmicos, entre eles Universidade de Buenos Aires, dividirão a mesa “Horizontes incertos: Estado, fundamentalismos e direitos sexuais e reprodutivos no Brasil”.

O Curta o Gênero acontecerá de 7 a 11 de abril de 2014, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.

Programação completa

::Serviço::

Curta O Gênero 2014 . 7 a 11 de abril de 2014 . Casa Amarela Eusélio Oliveira: Av. da Universidade, 2591, Benfica. Fortaleza – CE

. Assessoria de Comunicação: Monique Linhares – 8659.4762 / Sarah Coelho – 8861.2111

. www.curtaogenero.org.br . Telefone: 55+ (85) 3495-1887

::Ficha Técnica Mostra Audiovisual Internacional::

– A Escolha de Sophia ( dir.: Xandra Stefanel / Brasil-Canadá)
– Abrigo ao Sol (dir.: Emerson Evêncio / Espírito Santo: Brasil)
– Acalanto (dir.: Arturo Saboia / Maranhão: Brasil)
– Arroz, Feijão e Lasanha (dir.: Paulo Vidiz / São Paulo)
– Assim (dir.: Keila Serruya / Amazonas: Brasil)
– Através (dir.: Amina Jorge / Minas Gerais: Brasil)
– Caminhos de Valda (dir.: Marlon Aseff /Santa Catarina: Brasil)
– Corpo Vazio (dir.: Cintia Nakashima / São Paulo: Brasil)
– Dentro (dir.: Bruno Autran / São Paulo: Brasil)
– Esse coração que me resta (dir.: Marcella Jacques / Minas Gerais: Brasil)
– Esta é minha Vida (dir.: Lucas Martins / São Paulo: Brasil)
– Eu Vênus aqui (dir.: Aline Brune / Bahia: Brasil)
– Lucas (dir.: Rafael Yoshida / São Paulo: Brasil)
– Mariposa (dir.: Hamideh Moeinfar / Suécia)
– Menina da Mochila Azul (dir.: Camila Proença, Debora de Oliveira, Franciele Moura, Jardel Santos / São Paulo: Brasil)
– O Jogo (dir.: Pedro Coutinho / São Paulo: Brasil)
– O Melhor Amigo (dir.: Allan Deberton / Ceará: Brasil)
– O Olho e o Zarolho (dir.: Juliana Vicente e René Guerra / São Paulo: Brasil)
– O Pacote (dir.: Rafael Aidar / São Paulo: Brasil)
– O Segredo dos Lírios (di.: Brunna Kirsch e Cris Aldreyn / Rio Grande do Sul: Brasil)
– O Segredo Segundo António Botto (dir.: Rita Alves Filipe e Maria Azevedo / Portugal)
– Ontem à noite (dir.: Henrique Oliveira / Alagoas: Brasil)
– Os Sobreviventes (dir.: Daniel Nolasco e Marcella Coppo / Rio de Janeiro: Brasil)
– Quem me diz o que é o amor? (dir.: Paula Sánchez / Colômbia)
– Rótulo (dir.: Felipe Cabral / Rio de Janeiro: Brasil)
– Se Alguém Perguntar (dir.: Felipe Ventura e Jackeline Salomão / São Paulo: Brasil)
– The Naturalist (dir.: Connor Hurley / EUA)
– Trans*Lúcidx (dir.: Tamíris Spinelli / Paraná: Brasil)
– Tubarão (dir.: Leo Tabosa / Pernambuco: Brasil)
– Urano (dir.: Daniel Nolasco / Rio de Janeiro: Brasil)

::Programação Mostra Audiovisual Internacional::

Segunda-feira – 07/04 (20h30)

O Segredo segundo Antonio Boto

Ao abrigo do sol

Terça-feira – 08/04 (19h45)

A escolha de Sophia

Lucas

Corpo vazio

Dentro

O segredo dos lírios

O olho e o zarolho

Quarta-feira – 09/04

– Tarde (17h30)

Trans*Lúcidx

O jogo

Tubarão

Se Alguém perguntar

– Noite (19h45)

The Naturalist

Os sobreviventes

Urano

Eu Vênus aqui

Caminhos de Valda

A menina da mochila azul

Através

Rótulo

Quinta-feira – 10/04 (19h45)

Esse coração que me resta

Quem me diz o que é o amor

Ontem à noite

O pacote

Essa é a minha vida

Assim

Arroz, feijão e lasanha

Sexta-feira – 11/04 (17h)

O melhor amigo

Mariposa

Acalanto

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas