‘Projeto Memória Lélia Gonzalez’ homenageia ícone da luta antirracista

30 de abril, 2014

(Portal da Seppir, 30/04/2014) A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), conheceu hoje (30/04) o ‘Projeto Memória Lélia Gonzalez’. A iniciativa apresentada pelo filho da homenageada, Rubens Luiz Rufino de Lima, consiste na produção de um kit audiovisual sobre a vida da antropóloga e ativista afro-brasileira, cuja trajetória é referência de luta e fonte permanente de inspiração para diversas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), que tem como missão a promoção do desenvolvimento humano contemplando a igualdade entre os gêneros, raças/etnias, o desenvolvimento justo e sustentável, a proteção e conservação do meio ambiente e a promoção da diversidade cultural.

Sobre Lélia Gonzalez

O Projeto presta justa homenagem a Lélia Gonzalez (1935-1994), além de disseminar sua luta e seus valores para novas gerações. Antropóloga e ativista afro-brasileira, Lélia é referência dos movimentos feminista e de mulheres pela sua importância como militante e pensadora do movimento negro brasileiro. Seu legado é fonte permanente de inspiração para diversas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo, bem como para iniciativas que visam ampliar a participação política das mulheres, sobretudo das mulheres negras.

O projeto é realizado no contexto da celebração da memória da antropóloga em 2014 – ano que marca duas décadas de sua morte – e que tem rendido outras homenagens, a exemplo do “Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras”. Lançado por dois órgãos da Presidência da República, a SEPPIR e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o prêmio tem, entre outros, o objetivo de promover o reconhecimento das afro-brasileiras como protagonistas do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.

Acesse no site de origem: ‘Projeto Memória Lélia Gonzalez’ homenageia ícone da luta antirracista (Portal da Seppir, 30/04/2014) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas