Agência da ONU apoia I Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas

16 de maio, 2014

(ONU Brasil, 16/05/2014) Cerca de 90% das lideranças quilombolas do país se reuniram em Brasília do dia 13 ao dia 15 de maio para a o I Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas – O protagonismo das mulheres quilombolas: avanços e desafios. O evento é um marco para a luta pela igualdade e contra a discriminação racial, patrimonial e de gênero.

O encontro é uma realização da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (CONAQ), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O ato de abertura teve uma cerimônia espiritual de recepção, com rezas para Oxum e leitura de uma carta redigida por um coletivo de mulheres da CONAQ, além de contar com uma apresentação musical da canção “Disparada”, de Geraldo Vandré e Theo de Barros.
“É uma honra participar de uma mesa com tantas mulheres que fazem parte da luta pela igualdade e contra o racismo”, disse Jorge Chediek, representante residente do PNUD no Brasil e coordenador residente do Sistema ONU no país. “Devemos lutar para erradicar o racismo das políticas públicas e das relações internacionais. É esse o mundo que a ONU tenta construir”, ressaltou.

Acesse no site de origem: Agência da ONU apoia I Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas (ONU Brasil, 16/05/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas