26/04/2010 – Famoso por combater Aids com ducha, Zuma agora faz campanha contra doença

26 de abril, 2010

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, lançou uma campanha que incentiva a prevenção e o diagnóstico do HIV/Aids divulgando o resultado de seu próprio teste, que segundo ele foi negativo.

Praticante da poligamia – casou-se pela quinta vez neste ano – e pai de 20 filhos, Zuma causou polêmica em 2006 ao declarar que, mesmo tendo praticado sexo com uma mulher soropositiva, não estava preocupado com o risco de contágio porque havia tomado uma ducha após a relação sexual.

Hoje, mais esclarecido sobre as formas de transmissão do HIV, ele está à frente da campanha que pretende submeter pelo menos 30% da população sul-africana ao teste anti-HIV nos próximos 15 meses e reduzir o preconceito. “Temos de trabalhar duro para conseguir que todos os sul-africanos entendam que as pessoas com HIV não cometeram nenhum crime. O preconceito nasce do medo e da ignorância”, declarou Jacob Zuma.

O presidente anunciou que 450 milhões de preservativos serão distribuídos gratuitamente à população do país, de 48 milhões. Hoje, estima-se que a África do Sul tenha cerca de 5,7 milhões de pessoas infectadas com o HIV, o que coloca o país entre as nações com maior incidência de portadores do vírus. Calcula-se que a doença mate cerca de mil sul-africanos por dia.

Acesse a matéria em pdf: Famoso por combater Aids com ducha, Zuma agora faz campanha contra doença (Folha de S.Paulo- 26/04/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas