Nordeste e mulheres ajudam a explicar oscilação negativa de Dilma, diz Datafolha

18 de julho, 2014

(Folha de S. Paulo, 18/07/2014) Nos resultados gerais, as intenções de voto pela reeleição da presidente Dilma Rousseff apenas oscilaram de 38% para 36% na pesquisa atual do Datafolha em relação ao levantamento feito 15 dias antes.

Em dois segmentos específicos investigados pelo instituto, porém, a mudança foi mais brusca, o que ajuda a entender a oscilação negativa da petista.

O primeiro segmento com mudança relevante foi o das mulheres. Entre as eleitoras brasileiras, que representam pouco mais da metade do eleitorado, Dilma recuou de 38% para 34%. Os quatro pontos perdidos aí não foram compensados pela oscilação de 38% para 39% entre os homens.

O segundo segmento que mais chamou a atenção com recuo foi o dos eleitores do Nordeste, onde Dilma mantém, disparado, seu melhor desempenho.

Nos nove Estados nordestinos, ela havia conseguido subir de 48% para 55% na pesquisa anterior. Agora, voltou para 49%.

Os adversários da petista ainda estão muito longe dela no Nordeste. Ex-governador de Pernambuco com uma gestão bem avaliada, Eduardo Campos (PSB) tem 12% em toda a região. Aécio Neves (PSDB) tem 10%.

O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 233 municípios brasileiros nos dias 15 e 16 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. Esta rodada do levantamento foi feita por encomenda da Folha em parceria com a TV Globo e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00219/2014.

Acesse o PDF: Nordeste e mulheres ajudam a explicar oscilação negativa de Dilma, diz Datafolha (Folha de S. Paulo, 18/07/2014)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas