Ausência de artistas afrodescendentes permeia toda cultura brasileira

12 de agosto, 2014

(Correio Braziliense, 13/08/2014) Durante muito tempo, o Brasil ostentou a crença de ser um paraíso racial que teria escapado do racismo. Essa ideia surgiu, principalmente, por conta da comparação com outras nações em que o preconceito e a discriminação racial eram mais expostas. Essa ausência de questionamento sobre o assunto dificultou o enfrentamento do racismo no país (que sempre existiu).

Leia também: Especialistas analisam os obstáculos da representação negra nas artes (Correio Braziliense, 12/08/2014)

Nos últimos meses, a Copa do Mundo foi responsável por despertar esse debate. A chamada diversidade brasileira foi contestada pela falta de negros nas arquibancadas dos estádios. Dentro do campo, a pouquíssima presença de crianças negras, que entravam ao lado dos jogadores, confrontou o evento que teve como um dos temas “Copa sem racismo”.

A ausência de afrodescendentes no Mundial também é vista em outros ambientes como em cargos de chefia de empresas públicas e privadas, setores da educação e da saúde, e ainda no ambiente artístico. Na sétima arte, a situação foi comprovada por meio da pesquisa A cara do cinema nacional, desenvolvida no Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O estudo analisou os filmes nacionais de maior bilheteria entre os anos de 2002 e 2012 e mostrou que apenas 14% dos atores são negros e 4% das atrizes também. Os números ficam ainda mais alarmantes quando investigada a participação em roteiro e direção: 4% dos roteiristas e 2% dos diretores são homens negros. Nesses ambientes, não existe nenhuma mulher negra.

Adriana Izel e Maíra de Deus Brito

Acesse o PDF: Ausência de artistas afrodescendentes permeia toda cultura brasileira (Correio Braziliense, 13/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas