20/05/2010 -‘Dilmarina’ e as mulheres (blog José Roberto de Toledo)

21 de maio, 2010

(Blog de José Roberto de Toledo) “Nunca tantos eleitores declararam pretender votar em mulheres para presidente do Brasil”, escreve o jornalista e colaborador do Estadão ao comentar os dados da última pesquisa Vox Populi sobre as intenções de voto para as eleições presidenciais.

Na pesquisa, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) representam juntas 46% das intenções de voto. “Se fossem uma candidata só e a eleição fosse hoje, ‘Dilmarina’ seria eleita no 1º turno. A evolução é histórica: mulher mais bem votada na história das eleições presidenciais brasileiras, Heloísa Helena (PSOL) recebeu apenas 6,8% dos votos válidos, no pleito de 2006″, diz Toledo. E como votam as mulheres?, pergunta o jornalista.
voxpopuli_joserobertodetoledo200510
“Historicamente, a evolução do voto feminino tem algumas peculiaridades ao longo das campanhas eleitorais: as eleitoras demoram mais para se definirem por um candidato, tendem a escolher quem represente mais segurança para sua família e prestam mais atenção aos gestos e à aparência dos postulantes.”

Para Toledo, o fato de Dilma estar crescendo em todos os segmentos, mas ainda não ter conseguido superar a defasagem entre as mulheres, “tem duas explicações complementares. De um lado, reflete a resistência de parte do eleitorado feminino a candidatos petistas. Mas não só.  De outra parte, é maior o desconhecimento de Dilma entre as mulheres. As eleitoras não apenas conhecem menos a ex-ministra como ligam menos seu nome ao de Lula.

Se essa hipótese estiver correta, é de se esperar que à medida que a propaganda eleitoral conectar a candidata do PT ao presidente, mais eleitoras passem a declarar voto em Dilma. Mas, mesmo que isso ocorra, dificilmente ela conseguirá um percentual de voto tão alto entre as mulheres quanto o que obtém entre os homens. É o oposto do que ocorre com Marina Silva. José Serra (PSDB), como se vê no gráfico, tem percentuais equivalentes entre os eleitores de ambos os sexos”

Leia o post na íntegra: ‘Dilmarina’ e as mulheres (blog de José Roberto de Toledo – 20/05/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas