Pela primeira vez na história, ONU nomeia mulher como comandante de missão de paz

12 de agosto, 2014

(ONU BR, 12/08/2014) A general de brigada Kristin Lund assumiu nesta segunda-feira (11) as funções de comandante da Força de Paz das Nações Unidas no Chipre (UNFICYP), onde, junto com Lisa Buttenheim, número um da ONU no país, exercerá a primeira liderança feminina de uma operação de paz na história da Organização.

“Acho muito importante que a ONU tenha dado um passo à frente ao me indicar como comandante da Força de Paz e espero que eu possa ser um modelo para todas as outras mulheres oficiais para que vejam que é possível”, disse Lund.

A general de brigada norueguesa trará para a Missão sua experiência de mais de 34 anos de carreira militar, comandando tropas e equipes nacionais e internacionais. No Chipre, Lund comandará uma força por onde, ao longo dos anos, já passaram mais de 150 mil tropas.

A UNFICYP foi estabelecida pelo Conselho de Segurança em março de 1964 para estabilizar o Chipre após uma crise de extrema violência entre as duas comunidades que dividem a ilha. As tropas da ONU supervisionam o cessar-fogo estabelecido em 1974 e mantém o controle da zona neutra que divide a ilha. Apesar da aparente calma, a UNFICYP registra cerca de mil incidentes na zona todos os anos.

Acesse no site de origem: Pela primeira vez na história, ONU nomeia mulher como comandante de missão de paz (ONU BR, 12/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas