FNDC lança 14ª edição da Revista MídiaComDemocracia

21 de agosto, 2014

(FNDC, 21/08/2014) Neste mês de agosto, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) lançou sua mais recente publicação. Trata-se da 14ª edição da Revista MídiaComDemocracia, que está disponível na versão impressa e virtual para download. Clique aqui e confira! Desejamos a todos e todas uma boa leitura!

Editora executiva da revista, Bia Barbosa destaca que a publicação representa uma boa síntese das ações desenvolvidas pelo movimento pela democratização da mídia neste momento. Além de atualizar o conjunto das entidades e ativistas sobre os últimos e próximos passos dessas ações, a publicação também pode ser uma ferramenta de formação para novos interessados na luta por outro sistema midiático no Brasil. Segundo Bia Barbosa, que é secretária de comunicação do FNDC, esta edição da MídiaComDemocracia é, ao mesmo tempo, um material informativo e também de fortalecimento e engajamento do movimento pela democratização da comunicação.

A matéria de capa investigou os programas de governo das candidaturas presidenciais naquilo que eles tratam sobre comunicação. “O FNDC apresentará às candidaturas um documento sobre a importância da reforma da mídia para a consolidação da democracia brasileira, e a matéria de capa mostra como esta demanda social dialoga (ou não) com o que as candidaturas têm proposto em seus programas de governo”, explica Bia Barbosa, do Intervozes e secretária de comunicação do Fórum. A revista traz ainda matéria sobre a reforma política e a articulação construída entre a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática.

“Além disso, como a luta do FNDC pela democratização das comunicações no Brasil vai muito além do período eleitoral, a publicação aborda um conjunto de ações que o Fórum tem desenvolvido no sentido de tornar o setor midiático mais plural e mais diverso”, afirmou. Bia Barbosa destaca as matérias sobre a luta por uma internet livre, por um sistema público de comunicação forte, a defesa de mecanismos de participação social e difusão da produção popular audiovisual, como o Canal da Cidadania. A MídiaComDemocracia traz também o artigo “A Copa, os 7 a 1 e o que a mídia tem a ver com isso”, de Glauco Faria e Renato Rovai, sobre o papel desempenhado pela mídia comercial na Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a secretária de comunicação do FNDC, Bia Barbosa, neste momento de campanha eleitoral, é fundamental ter um material amplo, como a Revista MídiaComDemocracia, apresentando o conjunto de desafios para a área das comunicações, circulando entre movimentos, entidades, universidades, sindicatos, entre outros. “Para que o tema da democratização da mídia também apareça nas discussões sobre o processo eleitoral em curso”.

Acesse no site de origem: FNDC lança 14ª edição da Revista MídiaComDemocracia (FNDC, 21/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas