NEPEM celebra 30 anos com Seminário sobre desafios da construção em diálogos das práticas e teorias feministas, Belo Horizonte – 10 a 12/09

25 de agosto, 2014

(ONU Mulheres, 25/08/2014) De 10 a 12 de setembro de 2014, a UFMG sedia o seminário Desafios da Construção em Diálogo das Práticas e Teorias Feministas e o seminário internacional Política e Feminismo.

Serão 4 conferências (3 internacionais), 12 mesas redondas e um “diálogo intergeracional” que vai reunir mulheres para discutir os 20 anos do processo de Conferência Internacional de Beijing (Pequim), um marco no debate internacional sobre os direitos das mulheres e nas articulações feministas internacionais.

A abertura será feita por Nadine Gasman, Representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil. A equatoriana Magdalena Leon falará sobre Trajetórias teóricas e diversidade de práticas do campo feminista. A argentina Karina Bidaseca fará Conferência sobre Interseccionalidade e diversidade de teorias e práticas no campo feminista. Na Conferência de encerramento, Claudia Junqueira de Lima Costa – da Universidade Federal de Santa Catarina – aborda o tema Descolonizando e despatriarcalizando os corpos, as sociedades e os Estados.

As mesas redondas tratam de 12 temas relativos a gênero, feminismo, diversidade sexual. Jurema Werneck (Criola, RJ), Céli Pinto (UFRGS), Suzy Guarani Kaiowá (MS), Cida Bento (CEERT, SP), Benilda Brito (Odara, BA), Tatau Godinho (SPM), Lourdes Bandeira (SPM e UnB) e Vera Soares entre outras ativistas importantes do feminismo em todo o Brasil.

Objetivo

Os eventos têm o objetivo levantar a discussão da política em sua articulação com o pensamento e a prática feministas e de gênero no Brasil e na América Latina. Vão possibilitar o encontro das temáticas mais atuais dos feminismos no Sul global, abordando criticamente temas como: descolonização, despatriarcalização do Estado, novas práticas feministas, entre outros. Temos a premência de estabelecer contatos e trocarmos experiências mais próximas das agendas contemporâneas do feminismo latino-americano (no qual também o Brasil se insere).

Esta também será uma excelente oportunidade para identificar e dialogar, em ato e em encontro vivo, com o que designamos por “sidestreaming” feminista, contando com a forte participação de uma polifonia de campos e entradas das lutas feministas contemporâneas (mulheres negras, rurais, indígenas, urbanas, jovens, institucionalizadas, lésbicas, homens no feminismo etc.).

O evento também visa divulgar as pesquisas em graduação e pós-graduação sobre a temática que vêm sendo desenvolvidas no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como objetiva trazer pesquisadores/as e professores/as que tenham acúmulo de conhecimento na área e que possam apresentar diagnósticos e possíveis caminhos alternativos para um novo momento democrático em nossa região.

Os seminários são de iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Departamento de Ciência Política, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Centro do Interesse Feminista e de Gênero.

Mais informações pelo endereço: www.nepem30anos.wordpress.com

Veja a programação completa.

O NEPEM

Em 2014 o Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre a Mulher da UFMG (NEPEM) completa 30 anos e comemora não somente os avanços conquistados nas últimas décadas, mas aponta a urgência de se estabelecer um diagnóstico mais preciso daqueles outros elementos que ainda são entraves, seja na conquista de maiores direitos e oportunidades para as mulheres, seja no enraizamento do campo feminista e de gênero, no âmbito da UFMG e na sociedade brasileira como um todo.

O NEPEM é um órgão de caráter interdisciplinar e interdepartamental, vinculado à FAFICH/UFMG, cujo objetivo principal é articular estudos e pesquisas relativos a direitos humanos e em especial à condição da mulher na sociedade brasileira, desenvolvidos pelos diferentes departamentos e setores da UFMG. Hoje o núcleo conta com a contribuição de professores dos departamentos de Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Psicologia e Letras.

Acesse no site de origem: NEPEM celebra 30 anos com Seminário sobre desafios da construção em diálogos das práticas e teorias feministas, Belo Horizonte – 10 a 12/09 (ONU Mulheres, 25/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas