Rio inaugura banheiros públicos femininos

27 de agosto, 2014

(O Globo, 27/08/2014) Na onda de combate ao xixi na rua, as mulheres cariocas por um longo tampo foram relegadas a segundo plano quando se tratava de soluções para o fim do aperto. Nesta quarta-feira, no entanto, foi inaugurada pela prefeitura, na Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, a primeira Unidade de Fornecimento de Alívio, conhecida como UFA, voltada para elas. Em fase de testes, o banheiro público feminino causou estranheza no primeiro dia pelo design, que segue o modelo masculino espalhado pela cidade — ou seja, sem cobertura — e não oferece a mesma privacidade dos banheiros químicos. Teme-se que engraçadinhos mais altos possam ser inconvenientes.

Se as cariocas se adaptarão ao novo sanitário, só o tempo dirá. A bola fora ficou por conta da falta de um item básico.

— Faltam papel higiênico e álcool em gel — sugeriu a pensionista Maria José Canuto, de 57 anos.

A aposentada Marli de França Froza, de 67 anos, gostou da ideia, mas também reclamou da falta de papel.

O equipamento inaugurado tem cabine dupla: uma para homens e outra para mulheres, marcada com um símbolo cor de rosa. A unidade, feita de aço inox, tem porta, um espelho, lugar para pendurar bolsas e apoio de mãos.

TRÊS MESES EM TESTE

De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, a UFA para as mulheres ficará em teste durante três meses. Se for bem aceita, há previsão de instalação de outras cem unidades em vários pontos do Rio. Ainda segundo ele, a Praça Serzedelo Correia foi escolhida por ser monitorada diariamente por guardas municipais, além de fechar à noite.

— Estamos fazendo o primeiro teste de observação até o fim do ano. Depois desse período, caso seja aprovada, faremos os ajustes e vamos expandir as UFAs femininas para outros pontos — prometeu.

Cada UFA custa R$ 25 mil. Como a urina vai para a rede de esgoto, ela não utiliza água. Até agora, foram instaladas 20 na cidade. Somente na Central do Brasil, 1,3 mil já homens utilizam o banho público diariamente.

Ana Claudia Costa

Acesse o PDF: Rio inaugura banheiros públicos femininos (O Globo, 27/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas