16/06/2010 – Juiz de MG nega pedido para aborto de feto anencéfalo (Estadão)

16 de junho, 2010

(O Estado de S. Paulo) O juiz auxiliar Marco Antônio Feital Leite, da 1ª Vara Cível de Belo Horizonte (MG)negou pedido de um casal para interromper a gestação de um feto anencéfalo (sem cérebro).

O juiz analisou os laudos médicos que atestaram a inviabilidade de sobrevida do feto após o parto. Apesar dos resultados, o magistrado argumentou que “não advém comprovadamente perigo iminente de morte da mãe, ou seja, que o aborto é o único meio de salvar a vida da gestante”. Para o juiz, a interrupção da gravidez devido a má formação fetal vai contra o direito à vida, que é garantido pela Constituição
.

De acordo com o TJ-MG, o Ministério Público já havia opinado pelo deferimento do pedido do casal, levando em conta o parecer médico realizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde.

A autorização judicial foi solicitada para a “realização terapêutica de interrupção de gravidez de feto com anomalia congênita incompatível com a vida (anencefalia)”.

Segundo o juiz, compete ao médico avaliar se o aborto é necessário para garantir a vida da mãe.

A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.

Em abril do ano passado, a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu a liberação do aborto em casos de anencefalia do feto. Em documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que pode analisar a questão neste ano, a AGU argumentou que a mulher que optar pela interrupção da gravidez estará protegida pela Constituição. O aborto estaria respaldado pelos princípios da dignidade da pessoa humana, do direito à saúde, da liberdade e autonomia da vontade.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, autora da ação, protocolada no STF em 2004, defende o direito da gestante de se submeter à interrupção da gestação, sem a necessidade de autorização judicial prévia ou de permissão do Estado.

Leia a matéria em pdf: Justiça de MG nega aborto de anencéfalo (O Estado de S. Paulo – 16/06/2010)

Saiba mais acessando:

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas