25/06/2010 – Mulheres se casam no consulado português no Brasil (Veja)

27 de junho, 2010

(Veja) Denise Jorge, 47, nascida no Brasil mas naturalizada portuguesa, e Vera Linhares, 60, brasileira, casaram-se no consulado de Portugal no Rio de Janeiro.

A lei que permite a união entre pessoas do mesmo sexo foi promulgada em 17 de maio em Portugal. Lá, o Código Civil passou, com a nova lei, a considerar casamento o “contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida”, sem distinção a gêneros.

Denise e Vera estão juntas há 17 anos. Denise, que trabalha na administração do consulado, declarou à revista Veja que a ideia era celebrar o amor. “Agora, pelo menos em Portugal, temos direito a coisas práticas, como pensão. Não deveria haver diferença entre um casamento homossexual ou heterossexual. O que existe de fato é a união de duas pessoas que têm de ter seus direitos assegurados pela lei”, disse ela.

Para Denise, “é um passo imenso apesar de Portugal ter uma fama de país retrógrado e católico. Portugal deu um passo em frente”. A chanceler Maria José da Piedade oficializou a união.

Casadas perante a legislação portuguesa, as duas pretendem continuar a viver no Rio de Janeiro. “O Brasil ainda não tem a lei. Não podemos r esse casamento pois fere a legislação brasileira. Mas aqui no Brasil, vamos fazer um contrato homoafetivo que lhe dará (a Vera) os direitos como companheira”, declarou Denise, que manifestou seu orgulho: “Hoje, mais do que nunca, sinto-me feliz por ser portuguesa”.

“Não estamos aqui pra levantar bandeira nenhuma. Mas, claro, temos muito orgulho dessa vitória. Só espero que isso um dia seja possível para qualquer brasileiro”, disse Vera, que é carioca.

Acesse a íntegra: Mulheres se casam no Consulado de Portugal (Veja – 25/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas