12/07/2010 – Quatro Estados brasileiros não têm órgãos especiais para julgar casos de violência doméstica (R7)

12 de julho, 2010

(R7 Notícias) Santa Catarina, Paraíba, Rondônia e Sergipe ainda não possuem juizados especializados para tratar de casos de violência doméstica e intrafamiliar. Criados pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), esses órgãos têm o objetivo de facilitar e agilizar os julgamentos desses casos.

Segundo a Agência CNJ de Notícias, até março deste ano, havia 43 juizados especializados em violência contra a mulher, sendo que alguns estados têm mais de um juizado. O Rio de Janeiro, por exemplo, têm seis unidades. Piauí, Tocantins e Roraima implementaram os órgãos especiais apenas em 2010.

Hoje, há 46 juizados especializados em funcionamento no país, com cerca de 195 mil processos referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Procurada pela reportagem, a presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do CNJ, Morgana Richa, informa que a previsão é que todos os Estados tenham juizados até o final deste ano. Segundo a conselheira, Santa Catarina, Paraíba e Rondônia estão preparando cronograma para criar as unidades até o final do ano.

“Em Rondônia, há a previsão de aprovação de uma lei nos próximos dias para autorizar a criação do Juizado”, diz  Morgana Richa. 

Acesse na íntegraQuatro Estados brasileiros não têm órgãos especiais para julgar casos de violência doméstica (R7 Notícias – 12/07/2010)

Leia também:
21/05/2010 – Somente 130 cidades têm abrigo para mulheres vítimas de violência (UOL)
14/05/2010 – Apenas 7% das cidades têm delegacia da mulher (Correio)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas