15/07/2010 – Senado da Argentina aprova união de homossexuais (G1)

15 de julho, 2010

(Portal G1) Após 14 horas de debate, o Senado da Argentina aprovou com 33 votos a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. 

A decisão transforma a Argentina o primeiro da América Latina a permitir a união de homossexuais. Agora, a Argentina passou a ser o décimo país no mundo a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois da Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal e Islândia.

Após um longo e caloroso debate, o resultado da votação foi de 33 votos a favor da união de homossexuais , 27 contra e três abstenções.

Na véspera, a Igreja Católica realizou uma concentração em frente ao Congresso contra a iniciativa, que definiu como “um projeto do demônio”.

A lei requer a reforma do Código Civil, alterando a fórmula de “marido e mulher” pelo termo “contraentes” e prevê igualar os direitos que os casais heterossexuais têm em relação a questões como adoção, herança e benefícios sociais. A maioria dos senadores rejeitou uma moção que permitiria a união civil sem direitos como o da adoção.

Saiba mais:
Após 14 horas de debate, Senado da Argentina aprova casamento gay (Portal G1 -15/07/2010)
16/07/2010 – Para ativista, aprovação favorece reformas (Folha de S.Paulo)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas