03/08/2010 – Mulher nordestina é o maior grupo de eleitores indecisos, por Mauro Paulino (Folha)

03 de agosto, 2010

(Folha de S.Paulo) A última pesquisa Datafolha aponta que a taxa de eleitoras nordestinas indecisas é a maior do país, Mesmo quando estimuladas com um cartão com os nomes dos candidatos à Presidência, 19% das mulheres do Nordeste declaram não ter definido seu voto. Entre os homens no Nordeste, essa taxa cai para 8%. Já entre as mulheres do Sudeste ou do Sul, apenas 11% dizem que ainda não se definiram.

“É cada vez mais frequente as campanhas eleitorais focarem com especial atenção o eleitorado feminino. Tornou-se clássica a propaganda que encerrou a campanha do PT em 2002, na qual mulheres grávidas vestidas de branco caminhavam sorridentes em direção às câmeras. Já naquela disputa era possível verificar que determinadas tendências do eleitorado foram antecipadas pelas eleitoras, em especial entre as que trabalham também fora de casa”, escreve Mauro Paulino, diretor do instituto Datafolha.

Quando se separam as nordestinas com nível fundamental de escolaridade, a taxa de indecisas sobe para 26%. Entre elas, a disputa está empatada numericamente entre Dilma Rousseff e José Serra, em 28%. Entre os homens nordestinos com o mesmo perfil de escolaridade, a indecisão cai para 11%, e Dilma tem 14 pontos de vantagem sobre Serra.

“Em uma eleição marcada até aqui pelo equilíbrio entre as duas principais candidaturas, o desempate favorecerá a campanha que melhor se comunicar com grupos específicos e decisivos como o das mulheres pobres do Nordeste.”

Acesse na íntegra: Mulher do NE é alvo de investida (Folha de S.Paulo – 03/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas