07/08/2010 – Dilma era ‘animal político não trabalhado’, diz Lula em entrevista (G1)

08 de agosto, 2010

(G1) Em entrevista à revista IstoÉ, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revela como escolheu Dilma Rousseff para concorrer à sua sucessão e afirma que a candidata petista era “animal político não trabalhado”.

“Quando ela veio para a Casa Civil começamos a trabalhar juntos, a nos reunir cotidianamente, a discutir as reuniões. Aí eu percebi que estava diante de um animal político não trabalhado. De um animal político que foi educado a vida inteira para ser técnica. E eu comecei a falar: bom, agora nós temos que descobrir o lado político de Dilma”, disse Lula.

Segundo o presidente, foi durante um evento do governo na Favela da Rocinha, em março de 2008, que a ideia de “preparar” Dilma surgiu. “O primeiro momento que me veio na cabeça [que Dilma poderia ser sua sucessora] foi quando eu, na Favela da Rocinha, no Rio, disse que ela era a mãe do PAC. Ali, na verdade, eu estava começando a preparar”.

[Na ocasião (RJ, 07/03/2008), Lula afirmou: “A Dilma é uma espécie de mãe do PAC. É ela que cuida, é ela que acompanha, é ela que vai cobrar junto com o Márcio Fortes se as obras estão andando ou não estão andando”.]

Na entrevista, Lula negou que já estivesse com a frase planejada para ser dita durante o evento: “Foi na hora, em função do clima, que eu falei. E foi importante naquele momento.”

Ao falar de Dilma, Lula disse acreditar no amadurecimento político da ex-ministra. “Eu acho que a Dilma está extremamente preparada e madura politicamente. Acho que a vantagem da Dilma é que ela não tinha pretensão. Acho que jamais passou pela cabeça da Dilma que ela seria escolhida candidata a presidente da República”, disse.

Leia a matériaDilma era ‘animal político não trabalhado’, diz Lula em entrevista (G1 – 07/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas