Conferência internacional discute avanços e desafios das políticas para mulheres rurais

07 de novembro, 2014

(SPM-PR, 07/11/2014) No evento será apresentado o Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG) e o estudo Estatísticas de Gênero – Uma análise do Censo Demográfico 2010

Entre os dias 10 e 12 de novembro, Brasília vai sediar a Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe no Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, irá participar da cerimônia de abertura, a partir das 9 horas de segunda-feira. Entre os pontos que serão abordados estão os avanços das políticas para as mulheres no Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) e as estratégias para promover a igualdade entre homens e mulheres no acesso aos recursos técnicos, financeiros, ambientais e serviços.

O encontro vai reunir ministras e ministros, embaixadoras e embaixadores, profissionais de gestão de políticas públicas, representantes de organismos internacionais, organizações de mulheres, representantes de movimentos sociais, pesquisadoras e pesquisadores de aproximadamente 20 países.

Os debates buscarão identificar desafios e formas de atuação conjunta, além de contribuir para o processo de integração regional na área de desenvolvimento rural e darão origem à Declaração de Brasília. O documento irá consolidar a estratégia de articulação e estímulo à cooperação internacional, a partir dos seminários e reuniões já realizados em Brasília, Brasil (março, 2013); San José, Costa Rica (junho, 2013); Quito, Equador (setembro, 2013); Santo Domingo, República Dominicana (outubro, 2013) e Santiago, Chile (abril, 2014).

Lançamentos – No primeiro dia de atividades, às 17 horas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará o Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG) e o livro, publicado recentemente, Estatísticas de Gênero – Uma análise do Censo Demográfico 2010.

Será lançada pela Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA e a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) a publicação Estudio Comparativo Regional de Asistencia Técnica y Extensión Rural com perspectiva de Género. O livro é resultado de trabalho desenvolvido no âmbito da Reaf, por meio do Programa Regional de Fortalecimento Institucional de Políticas de Gênero, e analisa os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil, Argentina e Uruguai.

A Conferência é promovida pelo governo brasileiro, por meio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), das Relações Exteriores (MRE) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), em parceria com a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), a Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Conselho Agropecuário Centro-americano (CAC), e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe no Ano Internacional da Agricultura Familiar
Data: 10 a 12 de novembro (segunda a quarta-feira)
Hora: 8h30 às 18h
Local: Palácio do Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Bloco H, Brasília – DF, Brasil.

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Acesse no site de origem: Conferência internacional discute avanços e desafios das políticas para mulheres rurais (SPM-PR, 07/11/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas