Encontro reuniu cerca de 800 mulheres que trabalham com economia solidária

27 de novembro, 2014

(SPM, 27/11/2014) A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) promoveu nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/11), em Brasília, encontro com cerca de 800 mulheres que atuam com economia solidária no país. Na abertura do evento, a ministra da SPM, Eleonora Menicucci, destacou a importância da participação da mulher neste segmento da economia que vem transformando a realidade de muitas famílias de Norte a Sul, por meio do empoderamento feminino.

Segundo Eleonora Menicucci, o expressivo índice de 43,6% de mulheres na economia solidária é um indicador de que as mulheres são protagonistas e estruturantes para o desenvolvimento econômico do país.

Violência –  A ministra aproveitou a oportunidade para lembrar que esta semana foi iniciada a Campanha 16 dias de Ativismo no Combate à  Violência contra as Mulheres.  Citando as diversas formas de violência a que a mulher está sujeita, como a sexual, psicológica, patrimonial, moral, entre outras, destacou que é “preciso limpar das relações de produção” todas as formas de violência contra a mulher pelo “simples fato de ela ser mulher”. “Temos que abraçar a causa da violência zero contra a mulher”, enfatizou.

Ao lado da ministra, o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, apresentou um breve histórico das conquistas das mulheres no ambiente de trabalho, a partir do momento que se organizaram produtivamente.

Conaes – O encontro de mulheres antecede a 3ª Conferencia Nacional de Economia Solidária (Conaes) que acontece em Brasília de hoje até domingo (27 a 30/11). Com o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, o evento reunirá 1.460 delegados eleitos nas conferências estaduais, representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e empreendimentos econômicos solidários e suas organizações.

Acesse no site de origem: Encontro reuniu cerca de 800 mulheres que trabalham com economia solidária (SPM, 27/11/2014) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas