Câncer de colo de útero causa 270 mil mortes no mundo por ano, afirma OMS

05 de dezembro, 2014

(ONU Brasil, 05/12/2014) A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o câncer de colo de útero é responsável por cerca de 270 mil mortes anualmente no mundo, das quais 85% ocorrem em países em desenvolvimento, embora seja a forma de câncer mais facilmente prevenível para as mulheres.

Em uma nova atualização do Controle Abrangente do Câncer de Colo de Útero: Um Guia Prático Essencial, anunciada nesta quarta-feira (03), a OMS propõe uma nova metodologia para os governos e provedores de serviços de saúde na prevenção e tratamento da doença. O documento ainda destaca desenvolvimentos tecnológicos e estratégicos recentes a favor do aprimoramento do acesso das mulheres aos serviços de saúde voltados ao câncer do colo do útero.

Os principais elementos para a prevenção e o controle do câncer de colo de útero são a aplicação de duas doses da vacina contra o HPV em meninas entre 9 e 13 anos, a utilização de testes de HPV para estimular a prevenção à doença e intensificar as estratégias de conscientização sobre a situação.

Meninas em mais de 55 países são protegidas pela administração rotineira da vacina. Além disso, um número crescente de países de baixa e média renda estão introduzindo a vacina no calendário de rotina, disse a OMS.

Acesse no site de origem: Câncer de colo de útero causa 270 mil mortes no mundo por ano, afirma OMS (ONU Brasil, 05/12/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas