21/08/2010 – Dilma e Lula querem voto feminino para vencer no 1º turno (iG)

22 de agosto, 2010

(Último Segundo) “Nos últimos dias tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto a candidata do PT à sucessão, Dilma Rousseff, têm batido na tecla da importância das mulheres na política. Na manhã deste sábado, durante comício em Mauá, enquanto Dilma prometeu mais uma vez que vai governar como uma ‘mãe’, Lula reclamou do preconceito eleitoral contra as mulheres, na maioria das vezes vindo do próprio eleitorado feminino”, diz reportagem do iG.

A reportagem apurou que, com base em pesquisas internas, o comando da campanha de Dilma Rousseff elegeu como alvo prioritário o eleitorado feminino, principalmente dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A avaliação é que se a candidata petista melhorar o desempenho entre as eleitoras mineiras e paulistas, a eleição pode acabar já no primeiro turno.

“Sondagens internas mostram que o discurso de ‘mãe’ provocou aumento significativo das intenções de voto em Dilma no eleitorado feminino do interior de São Paulo. Sábado de manhã em Mauá Dilma repetiu o discurso: ‘Vou governar este País com a atenção de uma mãe, o carinho de uma mãe e a força de uma mãe’, disse ela. E Lula reforçou: ‘Se eu não tivesse a Marisa, tivesse um filho e precisasse deixar este filho para alguém cuidar eu deixaria com ela (Dilma)’, disse ele.”

O comando petista também avalia que o discurso de Lula, de combate ao preconceito eleitoral contra as mulheres, tem ajudado a reduzir a rejeição à candidata no segmento feminino. Lula tem comparado Dilma a ele próprio, dizendo que perdeu várias eleições porque os pobres tinham preconceito de votar em outro pobre e faz uma analogia com o eleitorado feminino de hoje.

“‘Nós não fomos educados para votar em nós. Se você pegar a pesquisa de hoje vai perceber que tem mais votos entre os homens do que entre as mulheres. As mulheres são maioria no Brasil, já são 52%’, disse Lula neste sábado em Mauá.

Também baseados em pesquisas, os coordenadores da campanha de Dilma Rousseff decidiram reforçar a presença de Marisa Letícia. Marisa foi sozinha ao debate da Band, fez uma caminhada em Brasília e fará campanha para Mercadante, em São Paulo.

“Se ganharmos as mulheres de São Paulo e Minas a eleição acaba no dia 3 de outubro”, disse um coordenador da campanha petista.

Acesse a matéria em pdfDilma e Lula querem voto feminino para vencer no 1º turno (Último Segundo – 21/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas