Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – 29 de agosto

29 de agosto, 2010

29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

Leia a seguir o Manifesto da Liga Brasileira de Lésbicas:

“O dia nacional da visibilidade lésbica, 29 de agosto, foi instituído em 1996, em referência ao I SENALE – Seminário Nacional de Lésbicas, ocorrido no Rio de Janeiro. Em 2003, durante o V SENALE realizado em São Paulo, as lésbicas reafirmaram essa data e decidiram realizar atividades em todo o País em comemoração ao dia da visibilidade. Desde então, ano a ano, crescem em número e qualidade as ações pela visibilidade lésbica.
O direito de ser como somos é o primeiro dos direitos para a garantia de uma vida saudável. A mulher sempre foi invisibilizada na sociedade brasileira, especialmente quando se trata de direitos e espaços de poder. Se estas mulheres são lésbicas e negras, a invisibilidade, o preconceito e discriminação é ainda maior.
Por isso, a cada dia cresce a organização lésbica feminista na luta por políticas públicas que garantam igualdade e dignidade para esta população. Nas mobilizações por direitos e cidadania, nas diversas conferências nacionais de políticas públicas, a presença e o protagonismo das lésbicas tem sido um fato reconhecido. É urgente que se garanta cidadania e implementação de políticas públicas que reconheçam as especificidades das mulheres lésbicas e bissexuais.
Para nós da Liga Brasileira de Lésbicas, o dia nacional da visibilidade lésbica representa resistência ao machismo, ao patriarcado e sua expressão mais nociva – a heterossexualidade como norma. A Visibilidade Lésbica é uma forma de dizer não ao cerceamento sobre nossos desejos e afetos. Visibilidade Lésbica, portanto, é todo dia quando dizemos NÃO à heterossexualidade obrigatória na família, no trabalho, na sociedade, na militância, nos espaços de lazer. O Estado deve reconhecer nossos direitos civis, sociais, econômicos, culturais, trabalhistas. Lutamos por cidadania plena luta, pelo respeito á livre orientação sexual e pela efetivação do Estado Laico de fato!
As manifestações nesta data acontecem em todas as regiões, e com elas as mulheres lésbicas se afirmam enquanto sujeito político. Participe! Ser Lésbica é um Direito!
Viva o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica!”

Para saber mais sobre as atividades, acesse:
Comitê LGBT baiano realiza seminário sobre visibilidade lésbica (Vermelho – 02/09/2010)
2ª Caminhada Lésbica do RJ (Dykerama – 31/08/2010)
Público LGBT tem programação especial (Diário do Grande ABC – 27/08/2010)
http://www.ligalesbicasp.blogspot.com/

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas