Columbia (EUA) lançará projeto de defesa da livre expressão

24 de janeiro, 2015

(Folha de S. Paulo, 24/01/2015) A Universidade Columbia (EUA) lançará no mês que vem o Projeto Global sobre Liberdade de Expressão. Será, entre outras coisas, um banco de dados para registrar todos os episódios de ameaça ou violação à liberdade de expressão no mundo.

Lee Bollinger, presidente da Columbia, disse à Folha que o projeto terá uma espécie de olheiros no mundo todo para abastecer o banco de dados.

Leia mais: Liberdade de expressão, por Oscar Vilhena Vieira (Folha de S. Paulo, 24/01/2015)

A iniciativa antecede o ataque ao jornal “Charlie Hebdo”, mas ganhou urgência depois dele –ainda mais que o jornalismo vive “um período negro”, na definição de Mark Thompson, do “New York Times”.

Os dados do debate promovido pelo International Media Council do Fórum de Davos são eloquentes: 61 jornalistas assassinados em 2014, o que transformou os últimos três anos nos piores em 20 anos; 221 jornalistas presos, o triplo do registrado em 2000. E apenas 1 de cada 7 habitantes do planeta vive em países que respeitam a liberdade de expressão.

O projeto da Columbia inclui também, segundo Bollinger, um grande centro para dar assistência jurídica aos jornalistas, especialmente nos países em que correm mais riscos devido a ditaduras.

Clóvis Rossi

Acesse o PDF: Columbia (EUA) lançará projeto de defesa da livre expressão (Folha de S. Paulo, 24/01/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas