17/09/2010 – Famílias brasileiras encolhem, e sobe a proporção de casais sem filhos (UOL)

17 de setembro, 2010

(UOL Notícias) As famílias brasileiras estão cada vez menores, a quantidade de casais sem filhos subiu e a de casais com filhos caiu entre 1999 e 2009.

ibgecasaissemfilhos
Fonte: IBGE/UOL.

Estes foram alguns dos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e que constam da Síntese dos Indicadores Sociais 2010, pesquisa que analisa as condições de vida da população brasileira.

“O casamento já não é tão central e as realidades são cada vez mais heterogêneas. Aumentaram as uniões consensuais, inclusive as homossexuais, as famílias formadas após o divórcio e os casais que moram em casas diferentes”, diz a reportagem do Uol, que destaca que, “o Brasil já assimilou os padrões modernos de formação, dissolução e reconstituição de família. O casamento já não é tão central e as realidades são cada vez mais heterogêneas. Aumentaram as uniões consensuais, inclusive as homossexuais, as famílias formadas após o divórcio e os casais que moram em casas diferentes”.

Na última década, as mulheres que cuidavam dos filhos sozinhas passaram de 17,1% para 17,4%.

Segundo o IBGE, o aumento da mobilidade espacial fez com que as pessoas prezassem pela liberdade e pela independência. Atualmente, 11% dos brasileiros moram sozinhos. A maioria das chamadas famílias unipessoais é de mulheres (51%) e de pessoas com mais de 50 anos (60%). Os idosos (mais de 60 anos) respondem sozinhos por 41,8% das pessoas independentes.

Acesse a matéria na íntegraFamílias brasileiras encolhem, e sobe a proporção de casais sem filhos (UOL Notícias – 17/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas