22/09/2010 – Gênero e representação política no Brasil: condições e perspectivas para as eleições de 2010, por Teresa Sacchet (Fórum)

23 de setembro, 2010

(Fórum) A cientista política e pesquisadora do Núcleo de Políticas Públicas da USP, Teresa Sacchet, assina artigo publicado na revista Fórum sobre a sub-representação das mulheres na política brasileira.

No artigo, Sacchet reflete sobre a representatividade das mulheres nas eleições deste ano, tanto como eleitoras -sendo 51,7% do eleitorado-, quanto nas candidaturas, com duas fortes candidatas à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV).

Compara este momento histórico atual no Brasil ao de outros países e argumenta que o maior problema no país quanto à representatividade das mulheres em espaços de poder público se dá na esfera dos partidos políticos, e que o preconceito contra mulheres na política por parte dos eleitores tem pouca expressão nesse processo.

“Primeiramente os partidos, estes desempenham um papel central para promover ou dificultar a entrada de mulheres em cargos de tomada de decisão política… e quanto mais alta a senioridade da posição parlamentar menos mulheres são selecionadas como candidatas. Mulheres também recebem menos apoio político dos partidos para suas campanhas.”

Sacchet, por último, levanta o seguinte questionamento: por que então uma mulher candidata à Presidência da República? A pesquisadora ressalta em sua análise duas possibilidades: a participação de movimento sociais e de mulheres na história do partido, ou a falta de opção de candidaturas masculinas viáveis.

Leia o artigo na íntegra: Gênero e Representação Política no Brasil: condições e perspectivas para as eleições de 2010, por Teresa Sacchet (Fórum – 22/09/2010)

Contato:

Teresa Sacchet – cientista política e pesquisadora
Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP
São Paulo/SP
(11) 3091-3272 (nupps) /  8110-3570 – [email protected] 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas