Você já fez aborto? – Pesquisa Nacional de Aborto (Anis/UnB, 2010)

24 de setembro, 2010

A Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), realizada em 2010 por pesquisadores da Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero) e da Universidade de Brasília (UnB), levantou dados sobre a prática do aborto, tendo como amostragem 2.002 mulheres entre 18 e 39 anos, alfabetizadas e que vivem em áreas urbanas.

A pergunta principal do questionário foi “Você já fez aborto?”. Os resultados mostraram que, no Brasil, o aborto é uma prática mais comum do que se pensa. Ao completar 40 anos, uma em cada cinco mulheres já fez aborto. O momento em que é mais realizado é no auge da fase reprodutiva das mulheres, isto é, entre 18 e 29 anos, e é mais comum entre mulheres de menor escolaridade. Constatou-se também que a religião não é fator decisivo para a realização ou não do aborto.

A pesquisa foi divulgada na Revista Ciência & Saúde Coletiva, publicação científica sobre debates, análises e resultados de investigações sobre temas específicos considerados relevantes para o debate sobre Saúde Coletiva.

Com o apoio do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, a pesquisa foi coordenada pela profa. dra. Debora Diniz, antropóloga, professora do Departamento de Serviço Social da UnB e pesquisadora da Anis, e pelo prof. dr. Marcelo Medeiros, economista e sociólogo, que é professor do Departamento de Sociologia da UnB e pesquisador da Anis.

Para saber mais acesse o folder de divulgação: Você já fez aborto? (Anis/UnB/Rede Feminista de Saúde, 2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas