Senado inclui debate sobre reforma política na programação do Dia Internacional da Mulher

03 de março, 2015

(Senado Notícias, 03/03/2015) A bancada feminina no Senado reuniu-se nesta terça-feira (3) com o presidente da Casa, Renan Calheiros, para discutir os principais pontos da  reforma política. Desde o final de fevereiro as senadoras têm tratado o tema da ampliação da participação das mulheres na política como prioritário.

Como o Senado realizará atividades ao longo do mês de março para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, a bancada feminina incluiu nessa programação a discussão sobre a reforma política.

Já nesta quinta-feira (5), às 10h, o Projeto Quintas Femininas, da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, discutirá o tema “Reforma política inclusiva”.

Combate à violência

Na próxima terça-feira (10), às 15h, no Salão Nobre do Senado Federal, será instalada a Comissão  Mista de Combate à Violência contra a Mulher. A comissão terá uma série de obrigações, como apresentar propostas para a consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Também deverá buscar as possíveis falhas nas ações e serviços da seguridade social e na prestação de segurança pública e jurídica às mulheres vítimas de violência.

Já na quarta-feira (11), o Congresso realiza sessão solene destinada a comemorar a data e agraciar as vencedoras da 14ª edição do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, criado pelo Senado Federal em 2001 e que já premiou 70 mulheres, entre elas a ex-senadora Emilia Fernandes, a feminista Rose Marie Muraro e a presidente Dilma Rousseff.

Seis mulheres serão contempladas com o premio: Carmen Lúcia Antunes Rocha, Clara Araújo, Mary Garcia Castro, Ivanilda Pinheiro Salucci, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e Creuza Maria Oliveira.

Exposições

A programação do mês de março ainda contará com duas exposições. Na terça-feira (17), às 11h, haverá uma recepção às embaixadoras em missão no Brasil e, logo em seguida, às 12h, a exposição 1 em 3 – violência/ empoderamento/saúde, que contará com seleção de pinturas, desenhos, peças de design e fotografias. A recepção às embaixadoras será feita no Salão Nobre do Senado e a exposição 1 em 3 no Salão Branco (Chapelaria). Na quarta-feira (18), às 11h, será realizada, no Salão Negro, a abertura da exposição Memórias femininas na construção de Brasília.

Soraya Mendanha

Acesse no site de origem: Senado inclui debate sobre reforma política na programação do Dia Internacional da Mulher (Senado Notícias, 03/03/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas