01/10/2010 – Média de pesquisas indica vitória da petista no 1º turno (Estadão)

01 de outubro, 2010

(O Estado de S. Paulo) José Roberto de Toledo, jornalista especializado em pesquisas de opinião, escreve sobre as tendências apontadas pelos quatro últimos levantamentos de intenção de voto para Presidência:

“Foram quatro pesquisas presidenciais concluídas esta semana: duas do Datafolha, uma do Ibope e outra do Sensus. A média das quatro aponta Dilma Rousseff (PT) com 53% dos votos válidos. Descontada a margem de erro, de 2 pontos porcentuais, a petista chegaria no mínimo a 51%, o que lhe daria a vitória no primeiro turno.

Embora essa seja a maior probabilidade, não se pode afastar totalmente a chance de segundo turno. A curva dos votos válidos da petista mostra uma tendência de queda, que parece ter parado, segundo Ibope e Datafolha. Uma eventual gafe de Dilma poderia retomar essa tendência.

A média é uma composição de duas pesquisas que deram 55% de válidos para Dilma (Ibope e Sensus) com as duas do Datafolha que deram porcentuais mais baixos: 51% e 52%.

toledo011010_mediainstitutos
Fontes: Datafolha/Ibope/Sensus; infográfico AE.

As margens para uma vitória no primeiro turno são apertadas. Um pequeno incidente nesta reta final – como chuva no dia da eleição (aumenta a abstenção) ou um índice de erro do eleitor na hora de votar maior do que o habitual – pode influenciar o resultado e fazer a diferença entre uma definição já ou a necessidade de segundo turno.”

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas