Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas recebe prêmio Bertha Lutz

12 de março, 2015

(SEPPIR, 12/03/2015) Creuza Maria Oliveira recebeu o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz nesta quarta-feira, durante Sessão Solene do Congresso Nacional

Com o objetivo de homenagear as cidadãs que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil, o Senado Federal realizou nesta quarta-feira (11) a 14ª Premiação do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A premiação ocorreu durante a Sessão Solene do Congresso Nacional que comemorou o Dia Internacional da Mulher.

Entre as seis mulheres agraciadas, está a presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria Oliveira, que recebeu o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz das mãos da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, juntamente com a senadora Lídice da Mata. Baiana, Creuza Oliveira começou a trabalhar como doméstica aos dez anos de idade, vivenciando a experiência da exploração do trabalho infantil, além de violências física e psicológica. Na década de 80, passou a lutar não apenas pela melhoria de sua própria condição, mas pela melhoria da condição de todas as mulheres, em especial as negras, maioria no trabalho doméstico.

Também receberam o diploma a ministra do Superior Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia, a antropóloga, socióloga, professora e pesquisadora Clara Araújo, a doutora em Sociologia e pesquisadora Mary Garcia Castro, a educadora social Ivanilda Pinheiro Salucci, e a presidenta do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha. O título também foi conferido, postumamente, a Débora Martins Bonafé dos Santos, fundadora da Associação SOS Mulher Família de Taubaté.

Acesse no site de origem: Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas recebe prêmio Bertha Lutz (SPPIR, 12/03/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas