Rio faz seu I Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação, 28/03/2015

17 de março, 2015

No dia 28 de março (sábado), das 9 às 18 hs, na ECO/UFRJ, a FALERIO/FNDC-RJ estará realizando o I Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação. Representantes de entidades e coletivos, ativistas e militantes da democratização da comunicação, sindicalistas, parlamentares, estudantes e acadêmicos, profissionais da comunicação, comunicadores populares e comunitários, midialivristas e blogueiros, vão se encontrar para trocar experiências, analisar a conjuntura, e debater os rumos do movimento pela democratização da comunicação no Brasil e no nosso Estado.

As inscrições já estão abertas, você pode se inscrever pelo blog da FALERIO (www.falerio.org.br). Você não pode faltar, sua presença é fundamental. Este evento estadual servirá de preparação para o II Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acontecerá em Belo Horizonte, de 10 a 12 de abril, e cujas inscrições também estão abertas no site do FNDC (www.fndc.org.br).

Quais são os objetivos principais do nosso Encontro Estadual?
Primeiro, avançar na formação e capacitação de nossos quadros e ativistas. O novo Ministro das Comunicações já anunciou que 2015 será o ano do debate público sobre a ‘regulação da mídia’, sobre o novo marco regulatório das comunicações. Nosso movimento construiu ao longo dos últimos anos um PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular) da Mídia Democrática, e precisamos nos capacitar para defendê-lo com unhas e dentes, nos debates públicos, precisamos preparar nosso pequeno exército, com argumentos e ideias, pra enfrentar o conservadorismo e manipulação da mídia comercial.

Segundo, avançar na organização do nosso movimento, agregar novas entidades e coletivos no FNDC e na FALERIO, atrair novos atores políticos e sociais para as nossas lutas e campanhas, capilarizar nosso movimento para o interior do Estado, construindo comitês municipais em todas as cidades.

Terceiro, mobilizar corações e mentes para participar das várias iniciativas, campanhas e mobilizações em curso, dialogando com outras campanhas e movimentos sociais, mas também ajudando a colocar os temas da democratização da comunicação na agenda de mobilizações do país. Vale lembrar que este ano a TV Globo fará 50 anos em 26 de abril. Por fim, aproveitar a ocasião para trocar experiências, encontrar nossos pontos de unidade, respeitando a riqueza da diversidade do nosso movimento, feito de muitas frentes de luta.

Veja como será a programação do nosso I Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação:

9 hs – Abertura política: Parlamentares, líderes sindicais e de movimentos sociais, representantes de entidades e coletivos, farão uma rápida saudação aos participantes do evento.

10:30 hs – Conferência ‘Regulação da Mídia – O Brasil precisa de uma Lei da Mídia Democrática’ – Reflexões sobre a conjuntura das Comunicações no Brasil, e a necessidade de um novo Marco Regulatório das Comunicações
→ Orlando Guilhon (FNDC)
→ Marcos Dantas (UFRJ)
→ Susy dos Santos (UFRJ)

13 hs – Almoço.
14 hs – Atividades autogestionadas
17 hs – Plenária Geral e aprovação da Carta do Rio

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas