30/09/2010 – Pesquisadores na China desenvolvem gel para proteger as mulheres contra o HIV (Estadão)

01 de outubro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Pesquisadores chinese anunciaram que estão desenvolvendo um gel com uma droga experimental para reduzir a infecção pelo vírus HIV em mulheres. O gel bloqueia o vírus, que não consegue penetrar em células hospedeiras.

O pesquisador Chen Zhiwei, diretor do Instituto de AIDS da Universidade de Hong Kong, disse que agora sua equipe pretende usar o gel como um microbicida que é inserido na vagina ou no reto antes da relação sexual.

“Mulheres estão em desvantagem durante a relação sexual, por isso, tentamos oferecer alguns meios para as mulheres controlar suas vidas”, disse Chen. Na China, o sexo tornou-se a principal via de transmissão do vírus e as infecções pelo HIV vem crescendo entre as mulheres. A proporção de mulheres infectadas aumentou, com a relação homem/mulher se estreitando de 11:01, em 1996, para 1,4:1, em 2009.

Um grupo de cientistas que está desenvolvendo um outro gel com o medicamento Tenofovir anunciou em julho que reduziu as infecções pelo HIV em mulheres em 39% em um estudo na África do Sul.

Segundo dados divulgados em maio pelo Ministério da Saúde da China e pelo Programa de Aids da ONU, das 740 mil pessoas com HIV/Aids na China em 2009, 30,5% são mulheres. Do total de infectados, 59% adquiriu o vírus por via sexual -com 44,3% através de relações heterossexuais e 14,7% através do sexo entre homens.

Acesse em pdf: Pesquisadores na China desenvolvem gel para proteger as mulheres contra o HIV (O Estado de S. Paulo – 30/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas