Secretária de Santa Helena, no Paraná, acusada de injúria racial é afastada

26 de março, 2015

(Folha Web, 26/03/2015) O prefeito de Santa Helena (Oeste), Jucerlei Sotoriva, decidiu afastar da função a secretária Municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega. A decisão ocorreu depois de ela ter sido acusada de ter cometido crime de injúria racial por uma médica negra integrante do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Terezinha teria dito à clínica geral Thatiane Santos da Silva, 30 anos, que o cabelo dela exalava um cheiro forte e que a aparência dela não estaria de acordo com o padrão que a população espera dos médicos na cidade. 

A situação foi parar na Polícia Civil na última sexta-feira, depois que a médica, constrangida com a abordagem, registrou boletim de ocorrência por injúria racial. Um inquérito foi aberto para apurar a denúncia. O caso também foi encaminhado ao Conselho Federal de Medicina e ao Ministério da Saúde. 

O afastamento de Terezinha é temporário e foi divulgado pela Prefeitura em portaria publicada na edição do dia 24 de março do Diário Oficial do Município. A medida, segundo o texto, considera “a necessidade de apurar notícia de possível discriminação no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde”. Também foi determinada a instalação de sindicância especial para investigar e promover responsabilização em relação aos fatos. Os servidores Jerry Antônio Dotto, Tiago Santos Moreira e Joel Roberto Hauenstein Júnior foram designados para compor a comissão especial que tratará do caso. Conforme a Prefeitura, o grupo tem 15 dias úteis para concluir os trabalhos. Quem assume a pasta de Saúde durante a sindicância é a servidora Cleusinei Santos da Luz.

Acesse no site de origem: Secretária de Santa Helena, no Paraná, acusada de injúria racial é afastada (Folha Web, 26/03/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas