04/10/2010 – Governo recomenda ampliação do uso de antirretroviral para prevenção da Aids (Estadão)

04 de outubro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Ministério da Saúde divulga em documento o chamado “consenso terapêutico”, recomendando a ampliação do uso de antirretrovirais para a prevenção de emergência contra contaminação pelo vírus HIVs e para soropositivos que desejam ter filhos.

O uso dos medicamentos para a prevenção já acontece em casos de violência sexual e acidentes, neste último caso principalmente entre profissionais da saúde. Os segmentos que serão abarcados pela ampliação são pessoas que mantiveram relação sexual sem camisinha com soropositivos, profissionais do sexo, usuários de drogas e gays [sic].

O documento também traz esclarecimentos para casais soropositivos que desejam ter filhos, sobre quais são os métodos que reduzem ao máximo o risco de contaminação do bebê e do parceiro, caso ele não tenha o vírus. Entre 2008 e 2009 mais de 6 mil mulheres soropositivas engravidaram no país.

Leia matéria completa : Governo amplia uso de antirretroviral como método de prevenção da Aids (O Estado de S. Paulo – 04/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas