04/10/2010 – Campanha sobre aborto na internet contribuiu para um segundo turno (Estadão)

04 de outubro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Segundo apurou a reportagem do Estadão, integrantes do comando petista reconhecem que não conseguiram dar resposta eleitoral eficiente para a questão do aborto, colocada no fim da campanha para o 1º turno, mobilizou cristãos contra Dilma Rousseff  (PT)e impulsionou a candidatura de Marina Silva (PV).

Às vésperas do 1º turno, Dilma passou a perder votos entre eleitores evangélicos e católicos. Já  Marina, que é evangélica da Assembleia de Deus, passou a ser apontada por pastores e padres como a melhor candidata, pois tem uma posição histórica contra o aborto.O jornalista José Roberto de Toledo, especialista em pesquisas de opinião do jornal, escreve:

“A polêmica em torno do aborto foi potencializada por uma campanha ‘viral’ na internet. Vídeos de pastores evangélicos pregando contra o voto no PT por causa da posição do partido em favor da descriminalização viraram hits. Um deles foi visto mais de 3 milhões de vezes nas últimas semanas.

Outro vídeo muito propagado na internet mostra a contradição de Dilma sobre a legalização do aborto. Contém trecho dela defendendo a mudança da legislação em entrevista feita no fim de 2007, e depois exibia imagem recente da candidata dizendo ser contra a descriminalização.

As buscas pelo binômio ‘Dilma + aborto’ no Google cresceram 1.500% em setembro – o que dá uma indicação de como o tema passou a ser uma preocupação dos eleitores.”

Acesse a matéria: Polêmica sobre aborto foi um dos fatores que provocaram segundo turno (O Estado de S. Paulo – 04/10/2010)

Leia também: Aborto e internet superam ”bolso” na hora da decisão (O Estado de S. Paulo – 04/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas