Não há mais espaço para sexismo na publicidade

10 de abril, 2015

(Folha de S.Paulo, 10/04/2015) Vice-presidente de criação da FCB defende humor mais inteligente e menos machista

O ativismo digital contra a propaganda machista veio para ficar e pode contribuir para elevar o discurso. “Propaganda sexista não cabe mais. Ficou velho”, diz a vice-presidente de criação da agência FCB, Joanna Monteiro, uma das poucas mulheres a liderar uma equipe de criação publicitária no país.

Eleita uma das mulheres mais criativas do mundo pelo site “Business Insider”, Monteiro, 44, foi entrevistada nesta quinta-feira no Arena do Marketing na TV Folha, programa realizado pela Folha em parceria com a ESPM.

Dividindo a mesa com Jane de Freitas, gerente de marketing da ESPM, Monteiro falou sobre a carência de mulheres criativas em cargos de liderança e da necessidade de manter o humor na propaganda, respeitando minorias.

Webfeminismo

As pessoas falam que teria uma radicalização das feministas, que seriam mal-amadas. Não é nada disso. Sempre há os revolucionários e os exagerados que fizeram primeiro para garantir o nosso normal depois. As pessoas esquecem que até outro dia mulher não podia entrar em repartição pública se não estivesse de saia. Isso é patético. Falo do voto, da separação. Esse diálogo do consumidor com as marcas faz a gente evoluir no discurso. Ser correto não significa ser chato. Mas tem que fazer humor com inteligência, drama sem ser piegas.

Propaganda Sexista

Não tolero mais. Ninguém tolera. É preciso elevar o nível da piada. Propaganda é entretenimento e precisa de humor. Mas você pode fazer humor inteligente sem ser machista. E que bom que a nova geração, naturalmente, não acha graça em piada sexista. Não cabe mais. Ficou velho.

Propaganda Skol

Neste momento, em que os ânimos estão voltados para a questão da violência contra a mulher, houve essa interpretação [da campanha da Skol, “Deixei o não em casa”]. Eu não interpretaria desse jeito. Mas, ao mesmo tempo, se foi visto assim, a empresa tem que mudar. E foi o que fizeram. Se alguém disse que não gostou, as marcas têm de ouvir e, eventualmente, mudar.

Censura

A censura nas redes sociais da foto de uma artista menstruada ou de mulheres amamentando é um favor. A censura cai nas redes de forma bombástica. Se não tivessem tirado, a gente não estaria aqui discutindo. As coisas estranhas são rompedoras. Mostrar bunda e peito pode, mas mãe amamentando não?

Mulheres Criativas

O mercado afastou as mulheres do departamento de criação. Competitividade grande, aquela coisa de virar a noite, não ter final de semana.

Muita gente fala que a publicidade expurgou as mulheres. Acho que é mais grave: as mulheres expurgaram a criação da publicidade e foram para áreas que julgavam ser mais interessantes ou eventualmente até para outras atividades criativas, como cinema, moda.

Publicitário Machista

Infelizmente tem muita mulher machista e muito homem feminista. Não acho que a publicidade é machista pois o criativo é homem. Não ligaria isso a gênero. Aí a gente começa a entrar naquela história de que o homem não pode fazer propaganda de sutiã e mulher não pode fazer de cerveja. Publicitário tem que ter talento e ter ideias, independentemente de gênero.

Mariana Barbosa

Acesse no site de origem: Não há mais espaço para sexismo na publicidade (Folha de S.Paulo, 10/04/2015)

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